Home / Paróquias

25.04.2019

Paróquia Sagrados Corações

Escola de Fé e Vida retrata a Ceia Pascal Judaica durante dramatização

A Páscoa é a grande festa da ressurreição que se dá por meio de Cristo e em Cristo. Nela somos convidados a contemplar a vida nova, presente do Deus vivo para a humanidade ao vencer a morte.

Em meio a esse tempo festivo, ocorreu na última segunda-feira (22), segunda feira, uma dramatização da Última Ceia, organizada pela equipe da “Escola de Fé e Vida São João Evangelista”, da Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria (Cachoeiro – bairro Nova Brasília).

Seguindo o roteiro do Pe. Ney Brasil Pereira, respeitado biblista e tradutor falecido em 2017, a atividade teve como objetivo trazer aos membros da escola, colaboradores e convidados uma melhor compreensão das raízes da celebração da Eucaristia, que se encontram na Ceia Pascal Judaica. Tudo isso fez parte da dinâmica empregada no módulo que está sendo trabalhando neste primeiro semestre de 2019, cuja a temática é “História do Cristianismo”.

“Reunidos em tono da mesa acendemos as luzes para que a festa pudesse começar. Bebemos dos quatro cálices cerimoniais, fracionamos o “matsót” (pão sem fermento), rememoramos a amargura do sofrimento e das lágrimas do povo de Deus ao experimentarmos o “marór” (ervas amargas) embebido em salmoura, relembramos a ”Hagadá”, relato da saída do povo hebreu do Egito e comemos do “Péssach”, o cordeiro assado para a festa de páscoa”, contou Leonardo Borges, um dos responsáveis pelas formações da Escola de Fé e Vida da Paróquia Sagrados Corações.

Leonardo explica ainda que a Escola de Fé e Vida tem como modelo a figura do “leigo ensinando a outros leigos”, de forma simples e clara. “Recebemos, também, suporte dos diáconos e do pároco que auxiliam na escolha dos temas a serem trabalhados e nas formas de suas abordagens”. Os diáconos José Carlos Silva e José Adilson Soares estiveram presentes e participaram da dramatização.

Doações, dedicação e agradecimento

A Escola de Fé e Vida “São João Evangelista” tem como meta e objetivo trabalhar as temáticas da fé e da religião de maneira simples, onde todos que se sentirem convidados possam ser acolhidos de forma fraterna, trazendo consigo suas experiências de caminhada para serem partilhadas.

“Funcionando primeiramente a partir de 2014, em caráter experimental, quando a paróquia ainda estava sob a administração de Pe. Robson. Retornamos em 2016 em caráter definitivo, com o incentivo de Pe. Valter Luiz. Sendo pioneira nesse trabalho na Diocese de Cachoeiro, já tivemos a graça de colher frutos como o da implantação do mesmo modelo de escola na paróquia São Sebastião, no bairro Praça da bandeira, e, também, por nossas turmas sempre contarem com a presença de membros pertencentes a outras paróquias de nossa diocese”, explica Leonardo Borges.

Leonardo cita também relatos dos participantes, partilhados ao final da representação da Ceia Pascal Judaica. Ele ainda agradeceu a todos que colaboraram, de alguma maneira, para a realização deste momento.

“Entre os relatos o que mais se destacou foi de como os participantes compreenderiam melhor, dali para frente, a celebração da Missa, e, principalmente, o grande e maravilhoso ato de amor, de entrega e de amizade do Cristo, presente na Sagrada Eucaristia presidida por nossos sacerdotes nos altares. Vale a pena ressaltar que uma grande parte de tudo que foi necessário para que acontecesse a realização dessa ceia foi obtido por meio de doações e trabalho de livre e espontânea vontade de muitas pessoas que se dedicaram a essa nossa atividade.”

“Fica aqui o nosso enorme agradecimento ao pároco Pe. Gracione, que confiou e permitiu a essa realização com grande liberdade e respeito, aos membros da Comunidade Santa Rita de Cássia, do bairro Nova Brasília, que nos deram suporte com diversos objetos que se fizeram necessários, às pessoas que nos emprestaram sem nenhum custo todas as louças e talheres e que assaram o cordeiro para a ceia. Agradecimento também aos que nos cederam o espaço e os aparelhos de som, as mãos habilidosas que graciosamente prepararam a ornamentação do ambiente e a todos que nos honraram com sua presença, seu carinho e sua disponibilidade. Esse trabalho foi fruto de dedicação e generosidade de muitas mãos que se fizeram disponíveis para sua realização, e agradecer é mais do que um dever, é nossa obrigação. A estes, que tenham sempre a certeza que suas ações permitiram que a ‘Fé’ e a ‘Vida’ fomentassem no coração dos muitos irmãos e irmãs.”

Fotos: Escola de Fé e Vida São João Evangelista

26/04/2019 - Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Olá Waleska . Sim, ela abrange outras localidades mas a secretaria paroquial fica sediada no Bairro Nova Brasilia, por isso a referência. Assim como a Paróquia São Filipe, que abrange comunidades rurais, mas tem sua sede paroquial no bairro aeroporto

25/04/2019 - Ketily Soares Ferreira

Parabéns a todos os envolvidos que proporcionou experiências e alegrias.

25/04/2019 - WALESKA ALMEIDA

Boa tarde, gostaria de fazer uma ressalva. A Paroquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria não esta localizada no Bairro Nova Brasilia, ali localiza-se a Comunidade Santa Rita que junto com mais onze comunidades formam a Paróquia.