Home / Paróquias

11.04.2019

São Sebastião

Paróquia do bairro Aquidaban, em Cachoeiro, realizou Assembleia com as comunidades

No último domingo (07/04) a Paróquia São Sebastião, de Cachoeiro de Itapemirim – bairro Aquidaban, realizou a sua Assembleia Paroquial.

Presidida pelo Pe. Claudinei Bourguignon Mascarelo (Pe. Caio), Pároco da Paróquia São Sebastião, a Assembleia teve início com a santa missa, tendo a ampla participação das crianças em sua liturgia.

Em seguida, foi a vez de dar início ao momento das falas, onde, juntamente com o seu Pároco, as comunidades puderam trilhar novos caminhos e ações para a paróquia. “Houve muito envolvimento pastoral e dedicação dos coordenadores. Foi acima de tudo um momento de crescimento pastoral e de pertença à nossa paróquia”, revelou Pe. Caio.

Sobre a proposta dos caminhos trilhados, Everton Costa de Resende, pertencente a Paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria (Cachoeiro - bairro Nova Brasília), falou sobre as prioridades estabelecidas durante a Assembleia Diocesana realizada em novembro de 2018.

Pascom

Um outro momento da Assembleia Paroquial foi a Reflexão Formativa sobre a Comunicação na Igreja, conduzida por Emella Simões. Nesta parte, foram abordadas questões sobre “sermos comunicadores da boa nova”, aproveitando o tema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações. A Comunicação em meio ao acolhimento, o diálogo e a escuta, além da forma de se comunicar através da liturgia também foram pontos refletidos durante a conversa, com foco voltado principalmente a secretários e coordenadores das comunidades.

Para o Pe. Caio, esta parte foi de grande relevância para os direcionamentos que a paróquia terá no futuro. “A parte da comunicação foi de extrema importância para a paróquia e de boa aceitação por parte das comunidades. O conteúdo foi transmitido de forma muito profissional e religiosa, sobre como fazer a comunicação das atividades e da paroquia em si”.

Durante este processo, oito integrantes das comunidades foram indicados para a criação da Pastoral da Comunicação na Paróquia, indicando os frutos que as Assembleias, tanto a Diocesana em 2018 quanto esta paroquial, já veem produzindo.

“O Sonho começa a se tornar realidade em nossa paróquia, com mais uma pastoral em prol da evangelização: a Pastoral da Comunicação, - Pascom. Com muita alegria no coração dizemos o nosso sim. Durante a Assembleia, com a comunicadora Emella Simões e suas orientações e experiências, adquirimos conhecimentos para dar início a este trabalho pastoral”, relata Paola Teixeira Bastos, uma das  indicadas para a Pastoral da Comunicação na Paróquia São Sebastião.

Fotos: Emella Simões