Home / Destaque

09.04.2019

Secretários paroquiais participam de momento de espiritualidade

Foi realizado nessa segunda-feira (08), em Jerônimo Monteiro, a Formação de Secretários e Secretárias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Com a participação de praticamente todas as paróquias da Diocese, o encontro reuniu aproximadamente 70 profissionais das paróquias, regionais e da Cúria Diocesana.

Sediado na Casa de Encontro “Maria da Mãe da Igreja” a formação teve início às 09h, com momento de oração, leitura da Palavra e reflexão. Em seguida, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, administrador diocesano, acolheu todos que ali estavam.

Pe. Walter fez um breve resumo da sua atual função na Diocese de Cachoeiro, explicando e esclarecendo determinados pontos. O administrador também ressaltou a importância dos secretários (as) na caminhada da Igreja, a dizendo que eles são “pontes”, verdadeiros elos entre a Igreja e o povo de Deus.

“A função de vocês vai muito mais além da parte burocrática. Ela é importante também, faz parte do cotidiano, mas é muito mais que isso, vamos dizer que essa parte burocrática é o mínimo do mínimo. A grande contribuição que vocês têm em nossa Igreja é a parte humana. É o acolhimento às pessoas, às comunidades. Isso é essencial”, falou Pe. Walter Luiz.

Espiritualidade

Também houve no encontro alguns avisos e recomendações por parte da Chancelaria, após a fala do administrador diocesano. E foi então que, após estes dois momentos, que o Pe. Antônio da Luz Miranda, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Neves (Presidente Kennedy), iniciou o momento de espiritualidade com todos os presentes.

Deixando todos bem à vontade, Pe. Antônio da Luz falou de forma simples e descontraída, com o intuito de que a formação proporcionasse um revigoramento do espírito. Utilizando de passagens dos textos bíblicos o presbítero afirmou a importância da oração, ressaltando que por mais que a pessoa se sinta só Deus sempre está ao seu lado. Pe. Antônio ainda revelou, no fim de sua fala, a admiração que sente pelo trabalho realizado pelos secretários.

“Eu admiro o trabalho de vocês porque faz no trabalho até mais do que devia fazer. Eu respeito a capacidade que vocês têm de escutar, eu respeito a capacidade que vocês têm de dar uma resposta ao povo. Eu respeito o carinho que vocês têm uns para com os outros, mesmo que você está estressado, querendo fazer seu trabalho no sistema e alguém chega ou o telefone toca e você para tudo o que está fazendo. Então eu peço uma salva de palmas para vocês”.

Pe. Enildo Souza, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Alegre), além de Diretor e Tesoureiro da Gráfica Diocesana, também esteve presente, e aproveitou o momento para dizer que a Gráfica Diocesana está à disposição das paróquias, contribuindo no processo evangelizador da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Pe. Enildo, em nome da gráfica, ofereceu brindes para serem distribuídos e sorteados entre os participantes.