Home / Paróquias

25.03.2019

Penitência e Misericórdia

Paróquias de Guaçuí, Alegre e Jerônimo Monteiro unem fiéis durante caminhadas

Nesse domingo, (24) a Paróquia São Miguel Arcanjo, de Guaçuí, realizou a 18ª Caminhada da Misericórdia. São quase duas décadas deste momento de fé, oração e penitência realizado pela paróquia no tempo quaresmal.

Os fiéis iniciaram a concentração logo, cedo, às 05h na “Praça da Matriz”, onde seguiram até o distrito de São Tiago. Na chegada ao distrito houve partilha de um grande café da manhã. Em seguida, santa missa presidida pelo Pe. Carlos Renato Carvalho, Pároco da Paróquia São Miguel.

Inciada no ano de 2002, por iniciativa de Dom Juarez Delorto Seco (Bispo Auxilair da Arquidicoese do Rio de Janeiro), na época Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo, a Caminhada da Misericórida de Guaçui acontece sempre no 3º Domingo da Quaresma. "Após duas horas e trinta minutos de caminhada nós refletimos sobre os sofrimentos de Cristo pelo período que esteve junto à humanidade, dando-nos o exemplo de como devemos ser obedientes e estarmos sempre prontos a atender o apelo de conversão que o Senhor nos faz durante o Ano Litúrgico, mas de uma forma toda especial durante o Tempo da Quaresma", falou Pe. Carlos Renato.

Alegre e Jerônimo Monteiro

Já a Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Alegre, realizou a sua 11ª Caminhada Penitencial.

Saindo do pátio da Igreja Matriz, o destino final foi o distrito de Rive, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

O IFES também foi o ponto de chegada da Caminhada da Misericórdia realizada pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Jerônimo Monteiro. Na instituição as duas paróquias se encontraram e também partilharam de um grande café da manhã.

Após a partilha, Pe. Enildo Souza, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, presidiu a santa missa, juntamente com Pe. Pedro Félix Bassini, Pároco da Paróquia Nossa Senhora auxiliadora, além de diáconos, seminaristas e o povo presente.

Fotos: Pe. Carlos Renato Carvalho e Pe. Enildo Souza.