28 2101-7603

Home / Pastorais

18.03.2019

Pastoral da Juventude

Veja a trajetória da PJ na Diocese de Cachoeiro nos últimos dois anos

 

Na semana passada, o ex-coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Venagino da Cunha Bernardi, popularmente conhecido como “Ginim”, escreveu uma carta aberta de despedida à Diocese de Cachoeiro, contando um pouco das alegrias e desafios de estar à frente da PJ e agradecendo a todos pelo apoio ao longo de mais de dois anos. Clique aqui e leia a carta na íntegra.

 

Juntamente com o texto, Venagino Bernardi enumerou os vários momentos da pastoral da Juventude ao longo dos anos de 2017 e 2018.

 

Caminhada Diocesana da Pastoral da Juventude 17/18

 

Novembro de 2016 – Venagino Bernardi (Ginim), já atuante na coordenação diocesana, se coloca à disposição e assume a coordenação da Pastoral da Juventude.

 

Dezembro de 2016 – Primeira reunião da PJ com a nova equipe, na Catedral de São Pedro, para planejamento do ano de 2017.  O coordenador participa também do Encontro Regional da Pastoral da Juventude Leste 2, em Betim (MG).

 

Janeiro de 2017 – Envio de membros da PJ na Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude, no Ceará, e na Missão Jovem Leste 2, em Minas Gerais, onde representaram a Diocese de Cachoeiro

 

Fevereiro de 2017 – Formação para os coordenadores diocesanos e paroquias, em Piúma.

 

Março de 2017 – Coordenador diocesano participa de reunião em Divinópolis (MG), com a coordenação do Regional Leste 2. Neste mês acontece também a primeira formação abrangendo todas as coordenações paroquiais da PJ da Diocese de Cachoeiro, realizado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaoca.

 

Agosto de 2017 – A Paróquia São Miguel Arcanjo, de Guaçuí, acolhe o Encontro Diocesano da Pastoral da Juventude.

 

Outubro de 2017 – Coordenador Diocesano e coordenadora do Regional 3 diocesano participam da Ampliada Regional Leste 2, em Barbacena (MG). Também foi iniciado o trabalho de identidade visual da PJ Diocesana, com criação de logotipos e bandeiras.

 

 

Em 2018, com um ano voltado para a Assembleia Diocesana, foram realizadas visitas às paróquias e regionais da Diocese. Porém, também houve tempo e dedicação para outras atividades:

 

 

Fevereiro de 2018 – Diocese de Cachoeiro acolhe encontro da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude Leste 2, realizada na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul.

 

Junho de 2018 – Foi celebrado os 32 anos da Pastoral da Juventude Diocesana. Para comemorar foi realizado o 1º Fórum Diocesano, com o tema “A Juventude quer Viver”.

 

Agosto de 2018 – Paróquia Santíssima Trindade, de Marataízes, acolhe o EDPJ 2018.

 

Outubro de 2018 – Celebração e realização do DNJ – Dia Nacional da Juventude – em Várias paróquias e regionais diocesanos.

 

Novembro de 2018 – Coordenador Diocesano se encontra com a Comissão Nacional de Assessores e Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude, em Vila Velha, em uma rica troca de experiências, tornando ainda mais visível o trabalho da PJ na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Representantes da Pastoral da Juventude diocesana participam da Assembleia Diocesana 2018, encerrando assim o ano de 2018.

 

Janeiro de 2019 – Realização da Ampliada Diocesana, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro de Itapemirim, (bairro BNH), com a eleição de novos representantes da Pastoral da Juventude Diocesana, entre eles o novo coordenador, Antônio Campos Carvalho, e início da transição da coordenação.

 

Fevereiro de 2019 – Fim da transição da coordenação e despedida da antiga equipe diocesana da Pastoral da Juventude.

 

“A missão não é minha, a missão é de todos nós. Saio da PJ, porém a PJ não sai de mim” – Venagino da cunha Bernardi.

 

 

Fotos: Pastoral da Juventude

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web