Home / Destaque

16.03.2019

Sacristãos e Zeladores

Encontro Diocesano contou com a participação do administrador diocesano e da Equipe de Bens Culturais

Na manhã dessa quinta-feira (14), aconteceu na Casa de Encontro “Maria Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora), o Encontro Diocesano de Sacristãos (ãs) e Zeladores (as).

Com a participação de quase 90 pessoas, das 43 paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o encontro foi iniciado com partilha e oração.

Após a oração foi o momento do Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, administrador diocesano, acolher de forma carinhosa todos os presentes. O Presbítero falou um pouco da função que ocupa atualmente diante da vacância de nossa Diocese, após a nomeação de Dom Dario Campos como Arcebispo de Vitória. O carinho foi recíproco, onde o padre também foi acolhido pelos participantes. Padre Walter também abriu as conversas sobre o tema do encontro: “O cuidado com a casa da Igreja”.

Espiritualidade

Após a fala do administrador diocesano, foi o momento da Equipe Diocesana de Bens Culturais da Igreja se aprofundar no tema proposto. Coordenada pelo Pe. Roberto José Gonçalves (Padre Beto), e também representada no encontro pelos arquitetos Mateus Moura de Oliveira e Cora Augusta Duarte Aguieiras, a equipe apresentou um conteúdo claro e objetivo sobre preservação e zelo para com a nossa santa Igreja.

Houve ainda uma dinâmica ministrada por Pe. Beto, com o intuito de cultivar as relações interpessoais e a espiritualidade entre os sacristãos e zeladores das paróquias da Diocese. Ao final, todos confraternização em um grande almoço.

Os conteúdos tratados durante o encontro são de extrema relevância para a Igreja Católica, em especial para a nossa Igreja particular do sul do Espírito Santo. Breve, o material utilizado no encontro estará disponível aqui no site, no menu Formações - Equipe Diocesana de Bens Culturais da Igreja.

Fotos: Secretariado de Pastoral