Home / Destaque

13.03.2019

Festa da Penha 2019

Dom Dario Campos envia mensagem às Dioceses do Espírito Santo

Estamos a menos de 2 meses da Festa da Penha, celebração dedicada à Padroeira do Espírito Santo.

Com isso, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos, enviou uma mensagem às dioceses do estado e também aos fiéis que todo ano peregrinam até o Convento da Penha, santuário dedicada à santa e localizado em Vila Velha.

Dom Dario, em sua mensagem, pede união e ardor dos fiéis durante as homenagens à padroeira, também mencionando que “a presença de todos será motivo de muita alegria e sinal de comunhão entre nós”. Veja abaixo a mensagem de Dom Dario Campos.

Festa da Penha 2019

Paz e Bem!

Estamos a exatos 50 dias para a abertura da Festa da Penha, a maior festa religiosa do Espírito Santo e a terceira do País. São muitos anos de história, que envolve a fé e a devoção do povo sobre a proteção de Nossa Senhora que do alto da montanha vela por nós.

A Festa da Penha, está diretamente ligada, na sua origem, à festa da Páscoa, isto é, festa do clarão da Luz, a mais importante para os cristãos. A abertura do Oitavário se dá exatamente no Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor e se desenvolve na oitava pascal. Maria participa da alegria do seu Filho. Ela é a Senhora das Alegrias.

Neste ano de 2019 a festa acontecerá entre os dias 21 a 29 de abril. Durante estes dias teremos missas, diversas romarias como a tradicional Romaria dos Homens – marco da festa, uma programação noturna diversificada e apresentações culturais. Outra característica marcante da festa é a participação das Áreas Pastorais da Arquidiocese de Vitória e Dioceses da Província do Espírito Santo com suas respectivas romarias e celebrações no Oitavário. A programação detalhada já está disponível. Sua ajuda na divulgação é importantíssima.

O tema da festa deste ano, é “Eis aqui a serva do Senhor” tirado do evangelho de São Lucas (1,38). O que nos motivou na escolha do tema é o foco que pretendemos dar à Juventude, considerando, sobretudo, o Sínodo dos Bispos sobre a juventude convocado pelo Papa Francisco, ocorrido em outubro do ano passado, e a recente Jornada Mundial da Juventude – JMJ, realizada mais recentemente no Panamá. A Igreja tem se preocupado muito com a juventude, o futuro da Igreja e da nossa sociedade. A cada Jornada da Juventude, os papas deixam um legado aos jovens, destacando sua importância como protagonistas da história. Francisco convidou os jovens a “ter memória do passado, ter coragem no presente e ter/ser esperança para o futuro”. A juventude deverá ter uma participação especial na programação da Festa.

Maria, é a jovem de Nazaré que disse “SIM” a Deus, que concebeu em seu ventre o Filho de Deus colaborando assim com a obra da Salvação. Ela, é modelo para a juventude que também é chamada a dizer seu “sim” a Deus, no serviço aos irmãos e em nossas comunidades provocando a transformação da sociedade. Ela, é a Mãe da Juventude que sofre e se sente desamparada. Ela, é a Rainha dos Vocacionados.

Buscando alcançar um maior número de fiéis e o seu envolvimento afetivo na festa, inclusive os que estão mais distantes, uma equipe de mariólogos junto com a Comissão da Festa produziu um livreto que traz as orações devocionais e a liturgia da missa para cada dia do Oitavário. Este material foi pensado para ser distribuído em todas as paróquias e comunidades do nosso Estado. Precisamos ainda do apoio de todas as rádios católicas (e outras interessadas) para transmissão ao vivo do Oitavário e outras mídias. Desde as edições passadas os eventos têm sido transmitidos ao vivo também pelas redes sociais e TVs.

Enfim, queremos pedir a oração de todos para um bom êxito da festa e o ardor renovado que ela pode produzir nos que se deixam envolver por ela. A presença de todos será motivo de muita alegria e sinal de comunhão entre nós. Ao longo dos próximos 50 dias para a abertura da festa nos abramos à ação do Espírito Santo e nos confiemos aos cuidados de Nossa Senhora da Penha, nossa Padroeira.

Viva Nossa Senhora da Penha!

Dom Dario Campos

Arcebispo Metropolitano de Vitória