28 2101-7603

Home / Paróquias

11.03.2019

Festa das Canoas

Em sua 109º edição, festa é sinônimo de fé e tradição em Marataízes

 

 

A Paróquia Santíssima Trindade, de Marataízes, celebrou nesse final de semana a 109º Festa das Canoas.

 

Com sua primeira edição no ano de 1910, a festa centenária homenageia o Divino Espírito Santo e Nossa Senhora da Penha.

 

Foram dois dias de comemorações, iniciadas no sábado, 09 de março com a santa missa da Vigília Eucarística, celebrada à noite e presidida pelo Pe. José Carlos Ferreira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, de Itapemirim, e concelebrada pelo Pe. Josimar de Azevedo Pirovani, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade. Logo após, deu-se início à adoração ao Santíssimo Sacramento, que perdurou durante toda a madrugada.

 

No domingo, dia 10, os fiéis partilharam de um café comunitário logo cedo, onde em seguida aconteceu a benção do Santíssimo Sacramento e santa missa presidida pelo Pe. Thiago da Silva Vargas, Reitor do Seminário “São João Maria Vianney”. A Celebração Eucarística também teve a participação do Pe. Josimar Pirovani, juntamente com presbíteros e diáconos da Diocese de Cachoeiro. A missa também foi marcada pela apresentação do seminarista Bruno Firmino.

 

 

Procissão

 

Após a missa, os fiéis saíram em procissão rumo à Praia Principal, onde aconteceu a tradicional procissão marítima. Ao todo, 15 embarcações acompanharam Padre Josimar pelas águas do município, em homenagem à Nossa Senhora e ao Divino Espírito Santo (veja um trecho da procissão no vídeo acima).

 

Celebrada sempre no segundo domingo de março, a Festa das Canoas surgiu a partir de uma promessa feita pelos pescadores da época ao Divino Espírito Santo e à santa Padroeira do município, Nossa Senhora da Penha.

 

Segundo a história, os pescadores, movidos pela fé, acreditavam que a pesca voltaria a ser farta a partir da intercessão a Deus através do Divino Espírito Santo e fizeram esta promessa. Com as preces atendidas, eles passaram a louvar a Deus com a festa, realizando a missa dos pescadores, desfile da bandeira do Divino e procissão marítima pela Praia Principal.

 

Clique aqui e veja mais imagens da 109º Festa das canoas

 

 

Fotos e Vídeo: Pe. Thiago Vargas, Prefeitura Municipal de Marataízes, Emella Simões e Pascom da Paróquia Santíssima Trindade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web