Home / Destaque

06.03.2019

Rasgai os vossos corações

Missa das cinzas na Catedral marca o início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade

Na manhã desta quarta-feira, às 09h, aconteceu na Catedral de São Pedro a missa das cinzas, iniciando a Quaresma. Juntamente, também foi celebrada a abertura da Campanha da Fraternidade 2019.

A santa missa foi presidida pelo Administrador Diocesano, Pe. Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé, que também é o Pároco da Paróquia São Pedro – Catedral.

Junto a ele, se uniram Presbíteros, diáconos e os inúmeros fiéis que lotaram a Catedral para celebrarem o início do tempo quaresmal.

Rasgai os vossos corações

Durante a homilia, Pe. Walter Luis refletiu como o tempo da Quaresma é importante no encontro do cristão consigo mesmo. O administrador diocesano mencionou que este é um tempo de conversão, de solidariedade e de penitência.

Porém a penitência não deve ser apenas externa, como uma tradição imposta, mas sim como um gesto de fé e de abertura ao Cristo, que vem nos transformar.

“Rasgai os vossos corações. Na época tinha o costume diante de uma situação de calamidade rasgar as vestes, o externo. O Profeta diz ‘não, rasgar as vestes é pouco, é preciso rasgar o coração’. Ou seja, o mais profundo de nós é preciso que seja transformado pelo senhor. Irmãos e irmãs, já caminhamos em Cristo, na vida segundo o Evangelho. Mas pode ser que no mais profundo de nós existam lugares, situações, sentimentos, impulsos aonde a Graça de Deus ainda não chegou.”

CF 2019

Dando início à Campanha da Fraternidade 2019 na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, cujo tema é “Fraternidade e políticas públicas”, o cartaz da campanha entrou em meio ao povo de Deus, ficando posicionado no altar.

Ao final, todos os presentes acompanharam Pe. Walter na leitura da oração da Campanha da Fraternidade.

Oração da Campanha da Fraternidade 2019:

Pai misericordioso e compassivo,
que governais o mundo com justiça e amor,
dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso Reino
entre nós.

Em sua grande misericórdia, Jesus,
o Filho amado, habitando entre nós
testemunhou o vosso infinito amor
e anunciou o Evangelho da fraternidade e da paz.

Seu exemplo nos ensine a acolher
os pobres e marginalizados, nossos irmãos e irmãs
com políticas públicas justas,
e sejamos construtores de uma sociedade humana e solidária.

O divino Espírito acenda em nossa Igreja
a caridade sincera e o amor fraterno;
a honestidade e o direito resplandeçam em nossa sociedade
e sejamos verdadeiros cidadãos do “novo céu e da nova terra”

Amém!