28 2101-7603

Home / Pastorais

28.02.2019

Pastoral Familiar

Coordenadores participam de reunião Diocesana. Durante o encontro é anunciado chegada do INAPAF

 

No domingo do dia 16 de fevereiro foi realizada a Primeira Reunião Diocesana da Pastoral Familiar no ano de 2019. O encontro contou com a participação de dezenas de coordenadores paroquiais da Pastoral Familiar.

 

“Tivemos a oportunidade de fazer o repasse da Campanha da Fraternidade com os nossos coordenadores, para bem-estar em sintonia com a nossa diocese, já que nesse dia várias paróquias/regionais estiveram também realizando o repasse e não poderíamos deixar nunca de estar em sintonia com a nossa igreja diocesana. Foi um momento de graças e bênçãos”, descreveu a assessora da pastoral, Rozângela Leida Secchim Ribeiro.

 

Durante a reunião diversos assuntos pertinentes à pastoral foram discutidos, como o calendário das atividades para 2019 e a grande novidade, a chegada do INAPAF.

 

“A Comissão Diocesana da Pastoral Familiar juntamente com seus assessores Diácono Sérgio Ricardo e eu Rozângela, com muita luta em prol das nossas famílias, estaremos trazendo para a nossa diocese o INAPAF. O que é o INAPAF? É o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar, com sede em Brasília – DF. É uma escola criada para promover a formação de agentes para a Pastoral Familiar e também para outras pastorais, movimentos, serviços eclesiais e demais campos de evangelização. Promove também a vivência de valores humanos e cristãos, partilhados em família e em sociedade”, explicou Rozângela Secchim.

 

 

Inscrições abertas

 

E quem pode participar da formação do INAPAF? Todos. Segundo a assessoria da Pastoral Familiar, agentes de qualquer uma das pastorais, ministros da palavra/eucaristia, presbíteros e todo o povo de Deus que deseja um conhecimento maior e melhor para exercer suas atividades, servindo em suas comunidades e paróquias, são bem-vindos para participarem da escola de formação. 

 

“Iniciaremos a primeira fase, que serão divididos em dois finais de semana, com o primeiro sendo dias 27 e 28 de abril, e o segundo nos dias 1º e 02 de junho. Para o primeiro já temos local: acontecerá no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Consolação, com início às 13h. As inscrições estão sendo feitas no secretariado diocesano, onde o valor é de R$ 50,00 (cinquenta reais) para o casal. Se a pessoas desejar fazer sozinha também pode, o valor é o mesmo,  R$ 50,00. Para maiores informações, a pessoa pode me procurar (Rozângela) ou entrar em contato pelo telefone 28 99253-2486. Ao final das três fases/etapas, cada participante receberá o certificado de conclusão num total de 40 horas. Lembrando que a nossa diocese é a única do Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, que ainda não tem o INAPAF em nenhuma fase”, concluiu a assessora da Pastoral Familiar.

 

 

Estrutura das Fases

 

1ª FASE (8 Módulos de cor azul) Temas sobre relacionamento humano e evangelização, fundamentais para a pessoa e sua aplicação na atividade Pastoral e em outros campos missionários. Esses temas ajudam a pessoa a organizar e programar a ação pastoral.

 

2ª FASE (8 Módulos de cor amarela) os temas desta fase - sobre os valores humanos e evangélicos nos relacionamentos próximos e sobre a educação para a vida familiar, comunitária e social - ampliam e aprofundam os temas da Fase anterior, propõem a vivência em família e comunitária dos valores cristãos, essenciais para uma vida de comunhão e partilha.

 

3ª FASE (8 Módulos de cor verde) Os temas desta fase contemplam elementos essenciais para os relacionamentos interpessoais na família e na comunidade, para a educação da afetividade e articulações interpessoais. Todos esses serviços à família estão baseados nos valores evangélicos, à luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja.

 

 

Conteúdo do Curso:

 

FASE 1- MÓDULOS

FASE 2- MÓDULOS

FASE 3- MÓDULOS

Nome

Nome

Nome

1

Dignidade da Pessoa, Premissa da Igreja

Boa Nova e Ética na Evangelização da Família

Diálogo, Oração e Família.

2

Estabelecer Proximidade, Requisito para Comunhão.

Vocação e Missão da Pessoa

Pastoral Familiar e articulações prioritárias

3

União conjugal e Sacramento do Matrimônio

Dignidade e Promoção da Vida Humana

Evangelização e ecumenismo como resposta ao vazio existencial

4

Família no Plano de Deus

Sexualidade Humana

Ética, vida e família.

5

Pastoral Familiar

Planejamento Familiar

Família e Trabalho

6

Setor Pré-Matrimonial

Filhos, Dom e Missão.

A Família e os meios de comunicação social

7

Setor Pós-Matrimonial

Ajuda à Família em Crise

Família e educação

8

Setor Casos Especiais

Família, Agente de transformação sócio - econômica.

A família de Nazaré

 

 

Fotos: Pastoral Familiar

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web