Home / Destaque

07.02.2019

Construtores da Solidariedade

Pe. Caio dá seguimento ao projeto da Paróquia São Sebastião

Carinho, cuidado e amor ao próximo. Estes são hábitos que todo cristão deve cultivar. E o projeto Construtores da Solidariedade, da Paróquia São Sebastião, de Cachoeiro de Itapemirim (bairro Aquidaban), tem auxiliado nesse processo de valorização do ser humano.

O projeto acontece há 5 anos, tendo como objetivo construir e reformar lares de famílias carentes da comunidade. Ele conta com a participação de profissionais voluntários, como pedreiros, serventes, carpinteiros, eletricistas, engenheiros e a comunidade em geral, que ajuda na construção através dos mutirões.

Pe. Gelson de Souza, que coordenou o projeto durante vários anos, explicou como o projeto atua dentro das necessidades destas famílias:

O projeto detecta nas comunidades estas necessidades maiores, com mais carência e onde a própria família não dá conta de resolver. A intenção é dar mais dignidade, um lar mais humano para estas pessoas, que muitas vezes, além de serem mais carentes, são doentes”.

Uma Nova Etapa

Em 2019, o projeto Construtores da Solidariedade se prepara para reformar sua quarta casa. E agora, o projeto segue uma nova etapa, com um novo coordenador: Padre Claudinei Bourguignon Mascarelo, ou como é popularmente conhecido, Padre Caio.

Pe. Caio é o atual Pároco da Paróquia São Sebastião, tendo sido transferido no final de 2018. Agora, o sacerdote quer dar continuidade ao belíssimo trabalho que já vinha sendo realizado.

Ao todo, quatro casas já foram entregues a famílias carentes da paróquia (três sendo totalmente reformadas e uma erguida a partir do chão). E o processo para a 5ª casa já teve início, sendo que a próxima casa reformada será do sr. Juarez Pani Ferlizardo, de 59 anos.

O sr. Juarez recebeu Pe. Caio e a equipe do projeto durante a avaliação do imóvel, tendo ficado emocionado com a presença de todos. A TV Gazeta Sul também esteve presente e entrevistou o presbítero, que falou um pouco a respeito do projeto.

"Para você ter uma ideia, nosso grupo dos construtores da solidariedade passa de 50 pessoas de mão de obra voluntaria. E nós não queremos o dinheiro em espécie, pedimos que a pessoa vá na loja, compra e peça para entregar aqui. Interessante que assim a pessoa também participa entregando o material".

Quem desejar também pode fazer parte deste projeto, ajudando com doações de materiais ou com a mão de obra. Para ajudar, entre em contato com a secretaria da Paróquia São Sebastião através dos números (28) 3522-6127 / (28) 99966-3072 e seja também um construtor da solidariedade.

"É um compromisso das pessoas de bem, fazer o bem às outras pessoas. E quando Deus abençoa, nada dá errado", finaliza Pe. Caio.

Fotos: Emella Simões

12/02/2019 - Benedito Machado

Conhecemos bem o Pe Caio, temos por ele um enorme carinho. Sabemos que, com a ajuda da comunidade e com Deus presente, ele poderá fazer muito pela comunidade da paróquia de São Sebastião. Que Deus abençoe esta grande obra!

08/02/2019 - Abernadethy Anequim

Parabéns ao padre caio por continuar o projeto...exemplo deveria ser seguido por outras paróquias