Home / Paróquias

05.02.2019

Sagrado Coração de Jesus

Paróquia de Itaipava celebra 23 anos de criação. Conheça um pouco mais de sua história

No próximo sábado, dia 09 de fevereiro, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Itaipava, celebra 23 anos de criação.

Acima, é possível assistir ao vídeo do Pe. Valdece Shuenk (Pároco) convidando toda a comunidade e região para festejarem este momento de unidade e fé cristã.

Em preparação para o seu Jubileu de Prata, quando completará 25 anos, a paróquia lançou, em seu informativo mensal, um texto de autoria do Pe. Edison Domingues dos Reis. Pe. Edison esteve presente no momento da criação canônica da Paróquia Sagrado Coração e, através do texto, revela momentos desta história. Acompanhe abaixo:

A criação canônica da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, distrito de Itaipava, Itapemirim-ES

“Em fins de 1992, o Senhor Bispo Dom Luis Mancilha Vilela, sscc, então Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), designou-me para trabalhar como Vigário Paroquial do Pe. Marco Antonio Schwan, nas Paróquias de Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, e Paróquia Santíssima Trindade, em Marataízes. Fui residir com ele em Marataízes, porque a Casa Paroquial de Itapemirim estava aos cuidados das Religiosas, Irmãs de Nossa Senhora do Monte Calvário, que trabalhavam na Pastoral de ambas as Paróquias.

Em 03 de junho de 1993, mudei-me para Itaipava, distrito de Itapemirim, para ser Administrador Paroquial do território da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Era a casa disponível no âmbito da Paróquia; um pequeno, mas acolhedor, espaço ao lado da Igreja da Sagrada Família, em Itaipava.

Com o crescimento dos atendimentos, e na necessidade de um acompanhamento mais próximo aos turistas que frequentam a região, especialmente no Período de verão e de feriados prolongados, conforme o ‘Decreto de Criação da atual Paróquia’, começamos a investir nessa direção. O território a ser desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, contava com as seguintes comunidades: área de Itaipava, Itaoca e Piabanha (numa previsão de oito comunidades, a saber: Sagrada Família, em Itaipava; Santana, em Muritioca; São Sebastião, em Itaoca; Santa Luzia, em Joacima; Nossa Senhora da Penha, no Gomes; Santa Luzia, na Fazenda Velha; Imaculada Conceição, em Bom Será; e, Nossa Senhora Aparecida, em Santa Cruz – atual Santo Amaro).

E com passar o passar do tempo, fomos dando início a outras comunidades, das quais só duas não vingaram, no Artêmis e no Monte Aghá. Com a principal ajuda dos habitantes das comunidades e, em parte, dos turistas, apareceram então: São José Operário, no Burarama; São Pedro Apóstolo, na Gamboa; São Francisco de Paula, em Itaoca; São Brás, na Vargem Grande; e Nossa Senhora de Fátima, no Retiro. Hoje, orgulhosamente, todas com Templos Celebrativos e com Capela do Santíssimo Sacramento.

Em 02 de fevereiro de 1996 se deu então o desmembramento, em uma Santa Missa Solene, que teve início com uma bela procissão saindo da Igreja São Sebastião, em Itaoca, vindo para a Igreja principal, que se tornaria a Igreja Matriz da Sagrada Família, e fui, na mesma ocasião, investido como primeiro Pároco da mesma.

Nestes períodos, antes da Criação Canônica da Nova Paróquia, e após a mesma, fomos tomados de grandes desafios: implantação dos Conselhos; organização pastoral (reforço nas já existentes e início nas que precisávamos); obras de reformas a serem executadas; e obras a serem iniciadas, hoje, na maioria, concluídas. Foram tempos de aprendizado, e continuam sendo, pois, a Igreja de Deus é dinâmica. Olhando para trás vemos que valeu a pena, e sempre vale a pena, quando colocamos os interesses de Deus acima dos nossos. E vendo hoje que os Presbíteros que nos sucederam estão dando continuidade à obra iniciada, corrigindo e aprimorando a caminhada, fortalecendo o crescimento espiritual do povo e o acompanhamento daqueles que nos visitam a cada temporada.

Deus seja a nossa força; que Ele nos abençoe e nos guarde, volva para nós o Seu olhar e nos conceda a Sua paz.”

Pe. Edison Domingues dos Reis

05/02/2019 - Cristina Bianchi

É com grande alegria que tiro um tempinho para ler um pouco da história de fé de nossa paróquia, que se completa 23 anos de caminhada rumo a Salvação. Como sempre digo. Vamos que vamos Deus espera que seus discípulos não pare em sua missão.