Home / Destaque

04.02.2019

Panamá 2019

Jovens da Diocese participam da Jornada Mundial da Juventude e contam como foi a experiência

A Jornada Mundial da Juventude, realizada no Panamá nos dias 22 a 27 de janeiro, reuniu centenas de milhares de jovens, provenientes de mais de 170 países de todo o planeta.

E entre todos eles, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim também estava representada na JMJ.

Jaltair Carvalho, Jefferson Bonadiman e Thiago Oliveira estiveram no país da América Central e participaram dessa comunhão entre jovens de todo o mundo. Os três pertencem à Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Rio Novo do Sul.

E foi justamente um dos participantes, Thiago Oliveira, que descreveu em algumas palavras a emoção de ter participado da Jornada Mundial da Juventude 2019:

“A Jornada Mundial da Juventude foi incrível. O Panamá é um país pequeno, porém o acolhimento foi algo sem palavras para descrever de tão bonito e intenso. Esta jornada foi para eles um marco histórico. Foi possível ver no olhar de cada um a alegria por receber jovens do mundo inteiro. A Juventude da América Latina dominou a JMJ, foi a maioria.

Aqui (no Panamá) nós percebemos que eles valorizam muito a cultura, que está presente nas celebrações com cantos alegres e vibrantes, que demonstram a tradição Panamenha. Também as vestes típicas foram usadas nas celebrações. É um exemplo para nós de valorização à tradição.

O Papa Francisco chegou e completou a festa. O País inteiro parou para recebe-lo. Os comércios fecharam e as pessoas foram para as ruas juntar-se aos peregrinos.  E quando ele passou por nós foi algo incrível, sentir a alegria de saber que o sucessor de Pedro estava em nosso meio.

Suas palavras foram muito importantes para nós. Ele pediu que olhássemos pelos mais pobres, pelos refugiados, em especial o povo venezuelano. Nos orientou a evangelizar outros jovens, a buscar a santidade hoje, pois somos o presente da Igreja, não o futuro.

Por fim, nos enviou em missão em nossas comunidades, paróquias e dioceses. Ao chegarmos no Brasil, levaremos daqui do Panamá todo o aprendizado para continuar nossa Missão evangelizadora. Podemos resumir isso tudo na frase: ‘Panamá foi o coração do Mundo durante esses dias de JMJ!’”.

A próxima Jornanda Mundial da Juventude acontecerá no ano de 2022, em Lisboa, Portugal.

Fotos: Thiago Oliveira