Home / Destaque

09.01.2019

Arcebispo Metropolitano

No sábado, Dom Dario Campos tomou posse durante missa realizada na Catedral de Vitória

Na manhã do último sábado Dom Dario Campos tomou posse como Arcebispo Metropolitano de Vitória. Seguindo o rito proposto pela Igreja, o cura da Catedral Metropolitana, pe. Renato Criste, recebeu o Arcebispo que beijou a cruz, se aspergiu e entrou pela catedral aspergindo os fiéis seguido pelo Arcebispo emérito (Dom Luiz Mancilha Vilela). Juntos se prostraram na capela do Santíssimo e depois seguiram para a sacristia para se paramentarem e iniciarem a Celebração Eucarística.

A missa foi iniciada por Dom Luiz Mancilha, que após a apresentação da Bula de nomeação de Dom Dario, a leitura da mesma e a apresentação ao povo, dirigiu a Dom Dario uma saudação, entregou o báculo (cajado) e o conduziu à Cátedra de onde ele passou a presidir a Celebração já como Arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza, Coordenador de Pastoral de nossa Diocese, agradeceu a Dom Dario em nome do clero de Cachoeiro de Itapemirim. Ele agradeceu pontuando a convivência, amizade e fraternidade que vivenciaram em Cachoeiro. Em seguida, foi a vez do pároco da catedral também dirigir a Dom Dario algumas palavras; “[...]Queremos lhe prestar nosso respeito e sincera obediência e como Igreja caminhar juntos na acolhida fraterna e na esperança. Seja bem-vindo, Dom Dario. Agora o senhor é o nosso pastor”, disse pe. Renato.

Todos os padres da Arquidiocese de Vitória cumprimentaram Dom Dario e algumas representações de Diáconos Permanentes, leigos e religiosos também. Em sua homilia, Dom Dario afirmou sua obediência ao Papa que lhe pediu na Bula de nomeação: “[...] Na vida como também no labor pastoral, segue diligentemente o exemplo de São Francisco de Assis – que de modo verdadeiramente especial foi solícito com a criação de Deus e com os pobres mais abandonados (Laudato Si,  10″. Saudou e agradeceu Dom Luiz pelo trabalho realizado, saudou as autoridades presentes de jeito muito acolhedor. Clique aqui e leia a homilia na íntegra.

Ao final da celebração, todos puderam junto a Dom Dario, agora empossado Arcebispo de Vitória, partilhar de um grande almoço na praça da Catedral de Vitória.

Clique aqui e veja mais imagens da missa de posse de Dom Dario Campos

Fotos: Arquidiocese de Vitória

09/01/2019 - Tida Nunes

Parabéns Dom Dario...Deus o abencoe nesta nova caminhada na nossa lgreja.Obrigada por nos ensinar tão bem os cami hos de Deus.. Deus seja louvado!