Home / Destaque

26.12.2018

Com Muita Emoção

Catedral é palco de ordenação diaconal e despedida de Dom Dario Campos da Diocese de Cachoeiro

No sábado (22) a Catedral de São Pedro foi palco de dois momentos marcantes para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O primeiro deles foi a tripla ordenação diaconal de Antônio Valdeir Duarte Queiroz, Cristian Vieira Batista e Fernando Acácio de Oliveira.

O outro momento foi a despedida oficial de Dom Dario Campos da Diocese de Cachoeiro. Dom Dario tomará posse, no dia 05 de janeiro, como Arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo.

Ordenação e Despedida

A ordenação dos três seminaristas (agora diáconos transitórios) teve início às 16h e foi presidida por Dom Dario Campos. Foram 2h30m de muita emoção, partilhada com todos os que participavam, sejam pessoalmente ou através das transmissões da Rádio Diocesana FM 95,7 ou também pela transmissão ao vivo realizada pelo Departamento Diocesano de Comunicação.

Um dos momentos mais tocantes foi durante os agradecimentos finais. Diácono Cristian ficou incumbido de falar em nome dos três. Visivelmente emocionado, não conseguiu segurar as lágrimas ao agradecer o Pe. Thiago da Silva Vargas, Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney. “Em especial, ao senhor Pe. Thiago, homem de Deus na nossa vida. Que nos últimos anos nos modelou a sermos bons e fiéis pastores da Igreja de Deus”.

Os Diáconos Antônio Valdeir e Fernando Acácio também se emocionaram. No agradecimento aos familiares, eles se abraçaram, em um lindo gesto de união.

Além da ordenação, também foi o momento da Diocese de despedir, oficialmente, de Dom Dario Campos. Ao final, Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro, falou em nome de todos, agradecendo ao Arcebispo eleito por toda a sua humildade, carisma e pastoreio frente à Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Momento fraternal, no qual Dom Dario respondeu com largos sorrisos e um olhar emocionado. Por fim, ele foi presenteado com um belíssimo crucifixo (entregue pela funcionária da Cúria Ivanete Paris e seu esposo, Alceu), sendo uma homenagem de toda a Diocese, no qual Dom Dario fez questão de usar naquele mesmo instante.

Para todo o Brasil e a Europa

A ordenação e despedida de Dom Dario Campos da Diocese de Cachoeiro foi acompanhada por milhares de pessoas. A Catedral de São Pedro, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, estava completamente lotada, contanto com a presença de amigos e familiares dos diáconos ordenados, juntamente com seminaristas, demais diáconos, presbíteros e os fiéis que vieram dizer “até breve” ao Arcebispo.

Junto a todos eles estavam mais de 3.200 pessoas que participaram acompanhando a transmissão ao vivo na página da Diocese no Facebook. Ao todo, a transmissão realizada pelo Departamento de Comunicação teve um alcance de mais de 17 mil pessoas.

Até o momento, o vídeo já foi visto por 5.376 pessoas, onde aproximadamente a cada 3 pessoas atingidas, uma assistiu a transmissão. Novamente, mostrando toda a importância que a internet tem na evangelização, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim rompeu barreiras. A ordenação diaconal e despedida de Dom Dario Campos foi vista em todas as 4 dioceses do Espírito Santo.

Também houve grande audiência em estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina e Mato Grosso. Indo mais além, a transmissão também foi vista na Europa, em países como Suíça e Alemanha.

Clique aqui e veja o vídeo da transmissão ao vivo

Clique aqui e veja mais imagens da ordenação diaconal e despedida de Dom Dario Campos

Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens – Iúna.