Home / Destaque

03.12.2018

Seminarista Cristian Vieira Batista

Conheça mais sobre o seminarista que será ordenado Diácono transitório este mês

Na semana passada, nós conhecemos um pouco mais do seminarista Antônio Valdeir Duarte Queiroz, que juntamente com os seminaristas Cristian Vieira Batista e Fernando Acácio de Oliveira serão ordenados Diáconos Transitórios no dia 22 de dezembro, na Catedral de São Pedro. Caso não tenha visto a entrevista, clique aqui.

Desta vez O Departamento Diocesano de Comunicação conversa com o seminarista Cristian Vieira. Nascido no ano de 1990, Cristian é filho do Sr. Jair de Melo Batista e da Sra. Maria Vieira Batista, já falecida. Diferente do seminarista Antônio (que se mudou do Ceará para o nosso estado), Cristian nasceu e sempre morou no Espírito Santo, sendo natural do município de Iúna. Ele também possui um irmão, Kennedy Vieira Batista.

“Sempre morei em Iúna, no bairro do Centro. Em 2002 meus pais mudaram para a zona rural do município, no Córrego Santo Antônio – Barra da Serra, ao lado da Água Santa, aproximadamente 4km da cidade, onde permanecem até hoje”.

Durante a conversa, o seminarista falou um pouco da sua infância. Ele contou que sempre participou ativamente da Igreja, com sua criação vinda de uma família tipicamente católica, onde seus pais e avós, desde os primeiros passos, sempre “ensinaram que a fé e o respeito são valores essenciais para a vida.”

“Frequentava a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, na cidade de Iúna onde fiz a catequese e recebi os sacramentos da Iniciação Cristã. Participava do coral das crianças na missa das 09h, aos domingos, e à noite retornava para a Igreja com meus pais”.

Família, a base da vocação

No começo, o jovem Cristian não imaginava que um dia estaria seguindo o caminho da vida sacerdotal. Ele conta que sempre participou da vida ativa da Igreja, e que se recorda das Palavras do Pe. Antônio Nazareth, sempre convidando e estimulando as crianças e adolescentes, dizendo o quanto era bom ser Padre e servir a Deus.

“Porém, eu apenas ouvia e não me sentia profundamente atraído. Mas senti o ‘primeiro’ chamado de Deus aos 17 anos numa Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Aquela quinta-feira, carrego-a em meu coração, pois foi tão forte o chamado que não pude dizer não. No entanto, conservei no coração e fui pensando e rezando aquele forte chamado de Deus. Quando retornava ao Santíssimo, mais e mais forte meu coração batia, ansioso em dizer sim a Deus”

E a coragem veio. Cristian contou sobre esse desejo ardente em seu coração ao Pe. Antônio, que o acolheu e direcionou nos primeiros passos. Outra pessoa importante foi Pe. Enildo Souza, que na época era Diácono na paróquia de Iúna. Desta forma, o chamado se transformou em “sim”, e vários acompanhamentos e encontros vocacionais se seguiram. Pode parecer fácil, mas o seminarista conta como uma simples palavra, mesmo sendo um chamado direto de Deus, pode ser tão difícil de ser dita:

No início, é uma decisão difícil, pois é um chamado de fé e que só a pessoa que vive e se abre entende. Estava vivenciando o sonho de cursar uma faculdade, mas Deus redirecionou meus sonhos ao projeto d’Ele. Lembro-me que quando disse ‘sim’ a Deus, passei dias e dias cantando: ‘Senhor, se tu me chamas eu quero te seguir, se querer que eu te siga, respondo: eis-me aqui’!  Esse foi e é o meu desejo. Minha família acolheu com muita alegria a minha decisão e vontade e me deu total apoio nos encontros vocacionais e em todo este período de formação inicial, tanto no Seminário Bom Pastor quanto no Seminário Maior São João Maria Vianney. Minha família é minha base, pois minha vocação tem origem na fé dos meus pais e familiares que muito me ensinaram e ensinam até os dias de hoje.”

“Pastor com cheiro de ovelhas”

O seminarista Cristian Vieira Batista, durante seu período pastoral, atuou nas Paróquias Sagrada Família (Soturno – distrito de Cachoeiro), São Filipe (Cachoeiro – bairro Aeroporto) e Nossa Senhora de Guadalupe, do município de Vargem Alta.

Na última parte da conversa, ele agradeceu a oportunidade de falar com o Departamento Diocesano de Comunicação. Mas antes, ele deixou seu “muito obrigado” a outras pessoas fundamentais em sua caminhada vocacional. Por fim, ainda fez um convite especial para a Tripla Ordenação Diaconal no qual ele será um dos ordenados:

“Primeiramente, agradeço a Deus por me chamar e escolher. Mas há várias pessoas que devo agradecer, dentre elas o meu pai, irmão e minha avó materna Dasívia. Essas três pessoas sempre estiveram comigo me apoiando e aparando nos momentos que precisei, mas não posso deixar de recordar toda a extensão de minha família materna e paterna que com suas orações me acompanharam”.

“Agradeço também, a Dom Dario por ser esse pastor com ‘cheiro de ovelhas’, que me acompanhou nesses 8 anos de formação inicial. A toda equipe de formação, na pessoa do Pe. Thiago Vargas, Reitor do Seminário, homem de Deus! Pe. Thiago me ensinou muito nesses últimos anos, que é preciso ser um padre que exale o amor e a ternura de Deus. Por fim, ao Pe. Bruno Sá e Pe. Giovanni Quites, que me acompanharam pastoralmente nesses últimos 4 anos. Com eles aprendi que, na paróquia, somos chamados a pastorear o povo de Deus que tanto nos ensina e nos leva para mais perto da Igreja”.

“Para nossa Diocese, faço o convite para a Ordenação Diaconal no dia 22/12, às 16h na Catedral de São Pedro, juntamente com os seminaristas Antônio Valdeir e Fernando Acácio. E digo: em cada vocação, somos chamados a seguir os passos de Jesus e por toda a parte fazer o bem (cf. At 10, 38), conforme Nosso Senhor! ‘Ele nada nos tira, mas tudo nos dá!’”

03/12/2018 - Elisa Rodrigues garioli

Meu querido Cristian, que Deus dê muita sabedoria para você guiar seu rebanho, você foi escolhido para levar e tocar nós corações dos nossos irmãos. Parabéns