Home / Destaque

30.11.2018

DNJ 2018

Após Iconha receber jovens do Regional 1, coordenador da PJ agradece a juventude diocesana

No dia 25 de novembro (domingo) a Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Iconha, recebeu centenas de jovens da Diocese de Cachoeiro durante a comemoração do Dia Nacional da Juventude do Regional 1.

Foi um momento de celebrar, agradecer e louvar a Deus, tudo isto com o espírito fervoroso da juventude da Diocese de Cachoeiro.

Estiveram presentes jovens das Paróquias Santo Antônio de Pádua (Rio Novo do Sul), Nossa Senhora das Neves (Presidente Kennedy), Nossa Senhora Imaculada Conceição (Piúma), Santíssima Trindade (Marataízes), Nossa Senhora do Amparo (Itapemirim) e Sagrado Coração de Jesus (Itaipava), além dos jovens de Iconha.

Na próxima semana, dia 08 de dezembro (sábado), a Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Castelo, encerra o cilco de comemorações do DNJ 2018 na Diocese de Cachoeiro. Com isso, o coordenador diocesano, Venagino da Cunah Bernadi, escreveu uma carta aberta agradecendo o apoio e doação de cada um que contribui com a juventude durante o ano, ajudando a disseminar a “civilização do amor”.

Leia a carta abaixo:

Caríssimos,

O ano de 2018 foi bem celebrado pela nossa juventude Diocesana. Várias paróquias e Regionais realizaram seus DNJ’s. Com muita dança, oração, festa, partilha, gincanas, rodas de conversas, palestras... Me fiz presente em alguns, participando, colaborando, levando uma mensagem. Era muito bonito ver como nossa igreja é tão viva e como nossa juventude tem muito a doar por essa Igreja. Já dizia São João Paulo II: “A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja”. Precisamos fazer com esta mensagem irradie esses corações juvenis, a mensagem é profética, pois motiva, acolhe e propaga que Igreja e juventude têm que ser uma via de mão única e que juntas farão sempre a diferença na sociedade. Para isso, é preciso assessores, gente de boa vontade, padres, religiosos (as) para acompanhar essa juventude e toda sua vitalidade. Já diz a canção: “O rosto de Deus é jovem também... Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus, iria mudar”.

A proposta deste ano era de refletir sobre as temáticas: “Direitos Humanos”, “Cultura de Paz” e “Políticas Públicas para a Juventude”. É a proposta que a CNBB nos traz através da comissão episcopal para a juventude. Vejamos, tudo vai de encontro com o modelo de Igreja que Papa Francisco nos pede, ao que o ano do Laicato nos proporcionou refletir. É preciso que essas temáticas sejam lembradas e vivenciadas sempre nessa via de mão única. Sigamos sempre os passos do mestre Jesus, nossa maior inspiração e motivação na caminhada e missão, para que empenhados, possamos não só construir uma cultura de paz, mas também vivencia-la. Que os direitos de nossa juventude sejam sempre preservados e que as políticas públicas não se percam, que elas possam realmente sair dos papéis e sejam realmente efetivas. Continuamos sonhando, rezando e unidos pela tão sonhada civilização do amor, sendo sempre protagonistas de uma sociedade mais humana e fraterna. Parabéns a todos que se doaram, se dedicaram e fizeram acontecer nossos DNJ’S neste ano de 2018.

“E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. (Gálatas 6,9)

Deus seja sempre louvado pela vida doada!

Venagino da Cunha Bernardi

Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude

Fotos: Pastoral da Juventude - Diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES Leste 2 / Pastoral da Juventude - Paróquia Sagrado Coração de Jesus