Home / Pastorais

28.11.2018

A Serviço da Vida

Pastoral do Menor da Diocese de Cachoeiro realiza diversas atividades ao longo do mês de novembro

Neste mês de novembro, a Pastoral do Menor (PAMEN) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim realizou diversas atividades, sempre com o objetivo de integrar o jovem na sociedade, rendendo-lhe oportunidades e caminhos para gerar frutos futuros. Desta forma, foram dados importantes passos na caminhada pastoral diocesana.

No dia 20 de novembro, em Marataízes, aconteceu no CRAS do município a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de acordo com a Res.193 (XI CNDCA), cujo tema central foi “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

A PAMEN, Marataízes, atenta às necessidades dos menores, em conjunto com o Conselho de Direitos, atuou desde a organização até o relatório final. A adolescente Samira foi eleita delegada e irá, em 2019, representar a pastoral na Conferência Estadual.

Na Paróquia Sagrada Família, de Soturno (distrito de Cachoeiro), as pastoral realizou uma ação, chamada de "Oficina de Stencil", unindo os jovens através da arte do desenho e do grafite. Um muro foi cedido, juntamente com tintas spay, e a criatividade da juventude aflorou durante todo o dia da ação. O resultado pode ser visto no vídeo acima.

Significado Cristão e Social

Já em Cachoeiro de Itapemirim foi realizada, no dia 23 de novembro, uma audiência pública na Câmara Municipal, com o Lançamento da Campanha “Dê Oportunidade: Ninguém Nasce Infrator”. Utilizando desse importante instrumento de participação popular, a audiência foi um significativo passo na discussão e garantias dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo o Coordenador Diocesano da Pastoral do Menor, Pe. Carlos Henrique Dias, a audiência foi um momento histórico na caminhada da pastoral: “Foi um importante passo para chamar a atenção da sociedade para a discussão do significado Cristão e social das medidas socioeducativas”.

Durante a audiência, estiveram presentes o Promotor Dr. Paulo Sergio Moreira Nóbrega, a Juíza Dra. Priscila Bazzarela, titular da Vara Especializada da Infância e da Juventude da Comarca de Cachoeiro de Itapemirim, Silvio Resende de Barros, gerente operacional do IASIS, a vereadora Renata Fiori, conselheiros tutelares, agentes da Pastoral do menor e demais convidados.

Compromisso em Favor da Vida

Encerrando o ciclo de atividades, aconteceu na Casa de Encontros em Gironda (distrito de Cachoeiro de Itapemirim) o projeto “Escola de Cidadania”. Criado em 2005, na assembleia de adolescentes promovida pela Pastoral do Menor Nacional, o Projeto Escola da Cidadania valoriza e dá voz às iniciativas da população infanto-juvenil.

A inovação da proposta de trabalho consiste em apostar na formação de adolescentes de forma diferenciada daquela que tradicionalmente é aplicada nas escolas formais. Trata-se da criação de um espaço de produção de conhecimento onde os formadores serão os próprios adolescentes. A Escola de Cidadania tem como objetivo principal formar adolescentes com capacidade crítica, para serem formadores de outros adolescentes, exercendo seu protagonismo e sua cidadania.

A partir de então, os protagonistas têm encontros periódicos, onde são discutidas as prioridades e definidas as atividades, em conexão com o contexto onde vivem e que serão desenvolvidas nas próprias comunidades. Temas diversos fazem parte da agenda: controle social, conselhos, políticas públicas, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, violência sexual, trabalho infantil, entre outros.

Com isso, a Escola da Cidadania vem abrir janelas de oportunidades para os adolescentes a fim de que eles possam aprender a ser, no campo de desenvolvimento pessoal, e a aprender a fazer, no campo do desenvolvimento de suas habilidades básicas, com que suas potencialidades se tornem instrumentos de trabalho em conjunto.

“A Pastoral do Menor de nossa Diocese rende graças a Deus por diversas iniciativas em prol das crianças e adolescentes, onde reforçamos o nosso compromisso em favor da vida”, finalizou Padre Carlos Henrique.

Fotos e Informações: PAMEN da Diocese de Cchoeiro de Itapemirim