28 2101-7603

Home / Destaque

07.11.2018

Arcebispo

Dom Dario Campos é nomeado Arcebispo de Vitória

 

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta quarta-feira, 7, duas alterações no episcopado brasileiro, ambas no estado do Espírito Santo. O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Luiz Mancilha Vilela, e nomeou como Arcebispo de Vitória (ES), o nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos, transferindo-o da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu aos 9 de junho de 1948, em Castelo (ES). Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010).

 

Dom Dario tomou posse na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”.

 

 

Frade Franciscano

 

Dom Dario Campos fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores, em 10 de fevereiro de 1975, e foi ordenado sacerdote, em 8 de dezembro de 1977.

 

Dentro da Ordem, Dom Dario Campos desempenhou os seguintes cargos: Guardião do Convento “São Bernardino e São Francisco das Chagas”, em Belo Horizonte, Definidor, Secretário provincial, Vice-provincial, Mestre de Noviços, Mestre e Formador de seminaristas do curso de Filosofia, Diretor do Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, Visitador-geral em algumas províncias franciscanas no Brasil, Ministro Provincial da Santa Cruz, em Belo Horizonte, Presidente da Conferência das Províncias Franciscanas do Brasil, e Promotor vocacional. Além disso, foi Vigário de São Dimas, em Belo Horizonte. Em 5 de julho do ano 2000 foi nomeado Bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Em 8 de agosto de 2001 tornou-se Ordinário dessa diocese.

 

No dia 23 de junho de 2004, foi transferido para a Diocese de Leopoldina. Em 27 de abril de 2011, foi nomeado Bispo de nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

Saudação da CNBB a Dom Dario Campos

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com fraterna alegria, a nomeação de dom Dario Campos, OFM, como arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES).

 

O lema episcopal de dom Dario Campos, “Nas tuas mãos”, recorda da nossa filiação e entrega total aos planos de Deus.

 

Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemerim (ES) e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória. Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese o acompanhe no seu ministério episcopal: “Ave, ó mãe do Senhor e ave, vós todas santas virtudes infusas pela graça e iluminação do Espírito Santo nos corações dos fiéis, fazendo-os de infiéis, fiéis de Deus” (S. Francisco de Assis).

 

Acompanhamos dom Dario Campos com nossas orações pelos bons frutos no serviço evangelizador.

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

 

 

Nunciatura Apostólica do Brasil

 

A nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco, acolhendo o pedido de renúncia apresentado pelo Excelentíssimo Dom Luiz Mancilha Vilela, SSCC, em conformidade com o 401 § 1 do Código de Direito Canônico, nomeou Arcebispo de Vitória, no Estado do Espírito Santo, o Excelentíssimo Dom Dario Campos, OFM, transferindo-o da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito santo.

 

 

última atualização às 09h57

 

 

Fotos: Emella Simões e André Fachetti

 

Dom Luiz Mancilha Vilela, Dom Juarez Delorto Secco e Dom Dario Campos

 

 

07/11/2018 - Eurico Eugenio Travaglia

Eu e minha mulher Leila passamos maravilhosas horas na companhia de Dom Dário, em seu gabinete fazendo uma pesquisa sobre os 60 anos da Diocese. Com certeza o trabalho de Dom Dario em Vitoria dara bons frutos, assim como em Cachoeiro de Itapemirim.


07/11/2018 - Luiz Cláudio Zóboli da Cunha

Misto de júbilo e lamento face a transferência de nosso amado Dom Dario... Júbilo, pois sua nomeação como arcebispo é o coroamento e reconhecimento de um frutuoso ministério e pastoreio... Lamento, pela despedida deste amável e incansável pastor!!


07/11/2018 - Pe. Anderson Teixeira

Uma alegria para a Arquidiocese de Vitória receber Dom Dario Campos. Agradecemos a Deus esse grande presente.


Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web