Home / Tecnologia

20.10.2017

Dia Mundial das Comunicações

Santa Sé divulga o tema escolhido para 2018

Na festa dos Santos Anjos, a Santa Sé divulgou o tema do Dia Mundial das Comunicações 2018. O tema escolhido pelo Papa Francisco para a próxima jornada é “A Verdade vos tornará livres (Jo 8,32): Notícias falsas e jornalismo de paz”.

Segundo comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, o tema faz referência às notícias falsas, informações infundadas que contribuem para gerar e alimentar uma forte polarização das opiniões.

“Trata-se de uma distorção muitas vezes instrumental dos fatos, com possíveis repercussões sobre comportamentos individuais ou coletivos.”

A igreja quer com isso oferecer uma contribuição, propondo uma reflexão sobre as causas, as lógicas e as consequências da desinformação na mídia e auxiliando na promoção de um jornalismo profissional, que busca sempre a verdade, e por isto um jornalismo de paz, que promova a compreensão entre as pessoas.

O Dia Mundial das Comunicações é o único dia mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II. Ele é celebrado na festa da Ascensão do Senhor, que em 2018 cairá no dia 3 de maio, e a mensagem do Papa é divulgada todos os anos no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, Padroeiro dos jornalistas.