28 2101-7603

Home / Notícias

14.10.2014

Sínodo, o caminho misericordiodo rumo ao acolhimento.

 


“Os divorciados continuam sendo pais e não devem descarregar o peso de sua dor nos filhos”: é o que pensa o arcebispo de Viena, Cardeal Cristoph Schoenborn, segundo comentou segunda-feira, 13, após a leitura do Relatório sobre os debates da primeira semana de trabalhos do Sínodo.

Recordando também a sua experiência de filho de divorciados – o que foi causa de ‘grande sofrimento’, como revelou – o cardeal explicou que “a família unida permanece um sonho, mas de tipo instintivo e não intelectual”.

“Por isso – concluiu – acho muito positivo que a Igreja tenha realmente captado, nestes trabalhos sinodais, o espírito de ‘hospital de campo’ que cuida das feridas, assim como encorajado pelo Papa”.

Na mesma linha de otimismo, o Cardeal Walter Kasper, Presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, opinou que “o curso do Sínodo, depois dos debates da primeira semana, é muito positivo”. O teólogo a quem o Papa confiou o relatório sobre a Família no último consistório, em fevereiro, expressou a sua satisfação, e declarou que “a Igreja é a luz que caminha num mundo em movimento”.

O cardeal alemão defendeu o acolhimento na Igreja de pessoas que até hoje estavam às margens, como divorciados e homossexuais.

Observa-se, no entanto, que “as reflexões propostas são fruto do diálogo sinodal, realizado em grande liberdade e num estilo de recíproca escuta, mas o objetivo é levantar questões e indicar perspectivas, que serão amadurecidas com a reflexão das Igrejas locais no ano que nos separa da Assembleia geral ordinária do Sínodo, marcada para outubro de 2015”.

Esta foi a explicação conclusiva do relator, Cardeal Peter Erdo, arcebispo de Budapeste, que acrescentou esperar que “o caminho colegial dos bispos e o envolvimento de todo o povo de Deus, sob a ação do Espírito Santo, possam nos guiar para encontrarmos caminhos de verdade e de misericórdia para todos”. “Este é o desejo apontado pelo Papa no início dos trabalhos, quando nos convidou à coragem da fé e à acolhida humilde e honesta da verdade, na caridade”.

Fonte: Rádio Vaticana.

 

 

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web