28 2101-7603

Home / Notícias

10.10.2014

Colégio Cristo Rei completa 87 anos de existência.

 


O dia de hoje, 10, reserva uma comemoração especial na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, com a celebração dos 87 anos do Colégio Jesus Cristo Rei, fundado pela saudosa Madre Gertrudes de São José e administrado pela Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, com sede no município.

Logo pela manhã o bispo diocesano dom Dario Campos celebrou a Missa em Ação de Graças no Colégio Cristo Rei, com a presença de alunos e professores, para Celebrar a data, bem como agradecer pelo trabalho desenvolvido pelo histórico Colégio.

Para a irmã Mariluce Claudio dos Santos, do Setor de Pastoral, o mês de outubro é especial por ser também o mês das missões, o que vai ao encontro dos ideais que impulsionaram a fundação do Colégio Jesus Cristo Rei.

“Estamos em outubro, mês das Missões, um dos meses temáticos do ano, como os dois últimos, agosto e setembro. Outubro é um tempo forte para intensificar as orações e trabalhos missionários. A dimensão missionária é a mais profunda identidade da vida cristã. Para nossa família educacional é o mês de ação de graças, por excelência. Celebramos o aniversário de nosso Colégio Jesus Cristo Rei, e das Irmãs de Jesus na Eucaristia.  Se existimos enquanto instituição educacional é por desejo e graça de Deus”.

A diocese de Cachoeiro de Itapemirim parabeniza o Colégio Jesus Cristo Rei e todos que fazem parte desta história; Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, professores, alunos, entre tantos outros, pelo trabalho desempenhado ao longo dos 87 anos de existência.

Parabéns!

O Colégio

O desejo de ter um Educandário com princípios sólidos, arraigados nos valores cristãos e que fosse, ao mesmo tempo, dinâmico, aberto para acompanhar a evolução dos tempos, comprometido com a formação da juventude, deixou de ser apenas um sonho das famílias da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, para tornar-se uma realidade. Assim no dia 10 de outubro de 1927, foi fundado o Colégio Jesus Cristo Rei, com a finalidade de educar as crianças e jovens da comunidade, tendo como princípios fundamentais os valores professados pela fé cristã.

O Colégio Jesus Cristo Rei é uma instituição de Ensino de caráter confessional Católico, de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, dirigido e mantido pela Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia com sede em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Seu percurso histórico, 87 anos, caracteriza-se por importantes feitos e realizações testemunham indicadores básicos da contribuição do Colégio, na construção e (Re)construção da comunidade.

Atendendo aos princípios de sua Fundadora Madre Gertrudes de São José, as exigências da legislação, bem como as necessidades do mercado de trabalho e de formação de seus alunos o colégio vem a cada dia se modernizando e respondendo aos apelos do povo e da sociedade brasileira.

Pelo trabalho prestado e sempre procurando abranger um espaço mais amplo, o Colégio Jesus Cristo Rei faz parte, não só da história de Cachoeiro de Itapemirim, como também exerce sua influência na vida dos habitantes de municípios vizinhos, com os quais mantém contato cada vez mais próximo e atuante. Rever a história e perceber o quanto se realizou é muito gratificante. Ao mesmo tempo, porém, é importante olhar o futuro e perceber quanto ainda deverá ser feito como uma Organização de Ensino e de Aprendizagem que ultrapassa os próprios limites para conquistar o futuro!


Alunos encenam a Via Sacra no Colégio Cristo Rei.


Coroação de Nossa Senhora feita pelos alunos.


História de Madre Gertrudes é apresentada em teatro.


Teatro é uma das diversas atividades no Colégio Cristo Rei.


IJE - Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia

"Aos apelos de um povo nasce uma Congregação ... ".

" ... depois de ter indagado a vontade do povo, pedido conselhos e rezado muito com fervor ... ". (dados Biográficos, cap. 9º).

Madre Gertrudes de São José sensível à realidade do povo brasileiro, povo de índole afetiva, voltado para a família, marcado pelos sofrimentos emanados da colonização que gerou dependência econômica, política e social, fundou uma Congregação genuinamente brasileira, aspirando que se espalhasse pelo Brasil e, se possível, pelo mundo. (cf. DB cap. 5°).

Ao fundar a Congregação imprime-Ihe a marca de sua maneira de SER e de SERVIR a Igreja: alegria, justiça, amor aos pobres, coragem, abertura, e sensibilidade às necessidades do povo, simplicidade, acolhimento, hospitalidade, espírito de sacrifício, humildade, despretensão, fidelidade, energia, bondade, fortaleza, gratidão, perdão e despojamento. O seu zelo ardente e discreto pela salvação das almas se radicaliza numa profunda vida de oração, atenta aos apelos de Deus, e se realiza em sintonia com a Igreja, com a qual se mantém unida, obediente, atualizada, disponível e desinstalada ante as exigências de seu tempo (cf Dados Biográficos cap 8° § 10 e 11 e Cap. 9 § 55).

Madre Gertrudes, numa atenção constante aos apelos de Deus e da Igreja, aspira que sua Congregação tenha como destinatário de seu anuncio preferencialmente o pobre. Quer que a Constituição se adapte aos tempos, a vida e as necessidades do País. Essa exigência traz para as Irmãs uma forma eucarística de encarnação na vida do povo, em qualquer lugar onde estiverem. Dessa maneira, para atender as propostas do Reino, através da história, ela quer uma Congregação liberta para o apostolado. Caracteriza-a peculiarmente de "Congregação Humilde", mas que precisa de pessoas fortes, corajosas e quase heróicas, capazes de morrer por uma causa santa e de se oferecer quais vítimas sobre o altar do sacrifício, consumindo a vida na interiorização e adoração eucarística. Essa interiorização e adoração são forças impulsionadoras para o anuncio de Jesus Cristo e a denúncia de tudo aquilo que contraria a expansão de seu Reino. (CIJE. Carisma. Vº Capítulo Geral Ordinário. Julho de 1981).

A Congregação das Irmãs de Jesus na Eucaristia, instituto religioso fundado a 10 de outubro de 1927, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Brasil, foi erigido como Congregação de Direito Diocesano em 1948, após ter obtido o “nihil obstat” da Santa Sé. (cf. art. 1 da constituição).

Informações e fotos retiradas do site oficial do CREI.

 

 

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web