Home / Notícias

09.10.2014

Dom Raymundo fala sobre o Sínodo.

O cardeal brasileiro Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente delegado da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, concedeu entrevista à Rádio Vaticano, publicada nesta quinta – feira, 09, sobre o andamento dos trabalhos do Sínodo, que acontece no Vaticano desde o dia 05 de outubro e tem como tema central a família.

Segundo dom Raymundo os trabalhos seguem normalmente, em um clima de abertura, diálogo e tranquilidade, onde cada um expressa o seu ponto de vista de acordo com a sua realidade local.

Perguntado sobre a questão do matrimônio, dom Raymundo destacou que chama a atenção a unanimidade da  Igreja quanto a questão da Indissolubilidade do matrimônio, que para todos é um ponto firme e claro sobre o qual não se abre mão.

Dom Raymundo lembrou, porém, que existe a visão de uma realidade em que algumas famílias não conseguiram realizar o seu projeto de vida em uma primeira união e partiram para o divórcio, posteriormente para uma nova união, por isso a Igreja precisa ter um olhar de compreensão para os dramas que tais famílias passam, ter um olhar de misericórdia e aproximação com estas pessoas. Contudo, não se pode estabelecer uma ordem geral para todos os casos, mas é importante que cada caso seja avaliado de acordo com a sua peculiaridade, para que seja encontrado um caminho de paz e tranquilidade para estes casais, além de uma comunhão cada vez maior com a Igreja.

Sobre a questão da união entre pessoas do mesmo sexo, dom Raymundo salientou que a Igreja não discrimina as pessoas nesta situação, porém não equipara essa união ao matrimônio como a Igreja entende, entre homem e mulher.

Encerrando a entrevista, dom Raymundo afirmou que os trabalhos seguem a dinâmica pedida pelo Papa Francisco, ou seja, com muita liberdade e diálogo entre os bispos participantes, onde cada um deve dizer o que sente que deve ser dito, para que assim os demais bispos possam ouvir e na segunda etapa do Sínodo, que será realizada no ano que vem, possam encontrar caminhos e soluções para os desafios que hoje são colocados para as famílias de todo o mundo.

Ouça a entrevista completa neste link: