Home / Notícias

08.10.2014

Dom Orani fala sobre o Sínodo.

O Arcebispo do Rio Janeiro, Cardeal dom Orani João Tempesta, é um dos brasileiros participantes da III Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que acontece em Roma desde o dia de 05 de outubro.

Em entrevista concedida a Rádio Vaticano, nesta quarta-feira, 10, dom Orani falou sobre alguns pontos que já foram abordados até o momento e que deverão ser aprofundados nos próximos dias.

Entre eles está a importância da Igreja comunicar ao mundo de hoje a beleza da Família pautada por valores cristãos, em um mundo que cada vez mais nega a família como a Igreja anuncia. Fatores como a falta de interesse no matrimônio tradicional ou até mesmo de cristãos que participam da vida da Igreja sem estar regularmente casados, foram citados por dom Orani como exemplos atuais.

Para dom Orani está claro a importância de reforçar os valores cristãos na sociedade, sem esquecer de refletir sobre a maneira de acolher os que estão à margem, ou seja, unindo a misericórdia com os ensinamentos da Doutrina da Igreja.

Já no que se refere a Igreja no Brasil, o Arcebispo do Rio de Janeiro destacou que  a cultura Católica, de constituir uma família com base no matrimônio e no ensinamento dos valores cristãos, tem sido diminuída nos últimos 50 anos. Cada participante do Sínodo traz à discussão a realidade da sua região, e na América Latina a maior questão em pauta até o momento é exatamente a perda da tradição católica nas famílias, influenciada por um mundo cada vez mais secularizado e individualista.

Dom Orani encerrou a entrevista falando um pouco sobre a questão do Oriente Médio, que será discutida no consistório em Roma, sobre a perseguição de cristãos no Oriente Médio.

Segundo dom Orani, ao final da própria Assembleia do Sínodo, será publicada uma carta às famílias perseguidas, em solidariedade e fraternidade.

Ouça a entrevista na íntegra neste link: