Home / Artigo / SÃO PEDRO E SÃO PAULO

SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Por Seminarista Alex Fernandes Braz de Azevedo

O encontro que gera mudança, que transforma duas vidas em uma, São Pedro e São Paulo, testemunhas do Cristo morto e ressuscitado. “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20). Assim, as palavras de Paulo refletem também a verdade de Pedro, ambos os apóstolos são modelos de vida para nós cristãos

Com São Pedro somos convidados a entrar em sua barca, a fazer a experiência de lançar as redes em águas mais profundas e dizer ao Senhor: “Afasta-te de mim, porque eu sou um pecador!” (Lc 5, 8). Ou “Senhor, a quem iremos nós? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68). E em meio às aflições, sem muito entender o que está acontecendo, ouvir Jesus a nos dizer: “Não temas”.

A partir desse encontro, a vida do apostolo é mudada. Eles largaram imediatamente tudo e se colocaram à disposição dos ensinamentos do mestre. Cada um de nós também é chamado a experimentar esses ensinamentos e a vivenciá-los.

Deixemos nosso barco com nossas redes para trás e sigamos a Jesus. Caminhemos junto Dele pregando a todos o seu reino de justiça, amor e paz. Se por acaso nos perdemos no caminho, se a fé nos faltar e as águas do mar quiserem engolir-nos junto aos fantasmas que nos assombram, lembremo-nos sempre da misericórdia do Pai, e de que seu filho Jesus estará sempre ao nosso lado para nos segurar pela mão, e o santo Espirito há de nos sustentar em nossa missão, a ponto de compreendermos tudo e, juntamente com Pedro, responder: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!” (Mt 16,16).

São Paulo é transformado a caminho de Damasco. Cristo vai ao seu encontro e seus olhos são abertos. A verdade lhe é apresentada e de perseguidor dos cristãos passa a ser perseguido junto a eles, nos anúncios de Jesus, o Salvador, que o faz apóstolo. Levou, incansavelmente a todos, a Boa Nova e experimentou, diretamente, da fonte desse amor anunciado, “Para mim, verdadeiramente, o viver é Cristo” (Fl 1,21)

A exemplo desses grandes apóstolos, São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja, somos chamados a viver o Cristo em nossa vida. Como São Pedro, ter a alegria de responder: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo” (Jo 21, 17). E como São Paulo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé” (2 Tm 4,7). Sejamos como Pedro e Paulo que, perseverantes na fé e na missão confiada pelo senhor, não buscaram interesses próprios, mas visaram ao propósito de Deus, que é o amor.

Duas vidas em uma, dois homens e um único amor:

Jesus Cristo.