28 2101-7603

Home / Artigo / SACERDOTES COM O CORAÇÃO DE CRISTO

SACERDOTES COM O CORAÇÃO DE CRISTO

Por Pe. Thiago da Silva Vargas

 

 

Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes - 19 de junho

 

Estamos nos aproximando do dia mundial de oração pela santificação do clero, que todos os anos se celebra na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Neste ano, a Congregação para o Clero propõe como reflexão a carta do Santo Padre o Papa Francisco escrita no dia 04 de agosto de 2019, por ocasião 160º Aniversário da morte do Santo Cura d’Ars endereçada a todos os sacerdotes. Em sua mensagem o Papa exorta os presbíteros a configurar-se ao coração de Cristo, abraçar sua vocação com coragem e amor, destacando as palavras: gratidão, misericórdia, compaixão, vigilância e coragem.

 

Ser sacerdote segundo o Coração de Jesus significa se revestir de Cristo até o ponto de ter os seus mesmos sentimentos. Entre tantas virtudes do Coração de Cristo, está a gratidão: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11,25). O Papa Francisco recorda que a gratidão permite ao sacerdote dar a vida pelo povo. Na eucaristia, o sacerdote é assimilado ao coração de Jesus que se une ao sacrifício de Cristo pelo seu povo. É também, notável no meio do povo a gratidão a Deus pela entrega de vida dos sacerdotes.

 

“Por toda a parte, Jesus andou fazendo o bem, e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo; pois Deus estava com ele” (At 10,38). Jesus se misturava ao seu povo sem medo de se contaminar com a miséria humana. Assim, o presbítero é chamado a mover-se na estrada da misericórdia, chamando a todos para a experiência da reconciliação e do perdão. Ser sacerdote com o Coração de Cristo é ser homem de misericórdia. O povo necessita cada vez mais de presbíteros misericordiosos, capazes de acolher, escutar e acompanhar, sobretudo, no sacramento da reconciliação.

 

“Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor” (Mt 9, 36). O Sacerdote com o coração de Cristo é homem da compaixão, ou seja, aproximar-se das feridas dos sofredores e ter gosto espiritual em se sentir um só com o seu povo. Esforçando-se por participar das lutas e sofrimentos das pessoas, por meio de relações que reacendam a esperança, na cura das feridas.

 

A vigilância é também uma atitude fundamental na vida do sacerdote com o coração de Cristo, estar sempre acordado: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação” (Mt 26, 41). O ativismo pastoral e as contrariedades da vida se apresentam como verdadeiras tempestades no deserto, onde para reconhecer a presença do Senhor ao nosso lado é necessária a atenção à Palavra. É grande o risco do cansaço e da falta de esperança que se faz perceber na aridez espiritual e no pouco entusiasmo nos compromissos. O Papa Francisco alerta aos presbíteros que é necessário, nos deixar despertar pela Palavra do Senhor e pelo grito do Povo de Deus.

 

A última palavra é a coragem. O sacerdote com o Coração de Cristo é um homem corajoso. Há segundo o Papa, dois vínculos que pelos quais Cristo vive a sua missão, que iluminam a vida e o ministério presbiteral: O Pai do Céu e o Povo de Deus. Jesus vive um sadio equilíbrio entre a relação com Deus e a caridade pastoral. Sua missão se dá num intenso trabalho, a ponto de não ter tempo nem para comer e para a busca de se retirar para estar em oração com o Pai. O sacerdote com o coração de Cristo é convidado a fazer de sua vida uma morada entre o Senhor a quem se consagrou e ao povo a quem foi chamado a servir.

 

Com estas cinco palavras propostas para o dia de oração pela Santificação do Clero, tiradas da Carta que o Papa Francisco dirigiu aos sacerdotes em agosto de 2019, fica exposto os pressupostos de um coração sacerdotal “consagrado” ao de Cristo, enraizado na relação pessoal com Ele e por isso configurado aos seus sentimentos. Rezemos nesta Solenidade do Sagrado Coração de Jesus para que nossos presbíteros sejam cada vez mais sacerdotes com o Coração de Cristo.

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web