Home / A Diocesse / Seminário Diocesano

Seminário Diocesano

O Seminário Diocesano foi criado em 1987, com duas casas de formação: Seminário de Filosofia "Bom Pastor", em Cachoeiro de Itapemirim, com suas Diretrizes Básicas de Orientação do Seminário, e, Seminário de Teologia "São João Maria Vianney”, em Cariacica. Inspirando-se nos documentos da Igreja sobre a formação presbiteral, sobretudo, no documento da CNBB “Formação dos Presbíteros na Igreja do Brasil” (n° 30), começa a formação dos candidatos ao presbiterado na própria diocese, tendo como paradigmas as cinco dimensões: humano-afetivo-sexual, espiritual, comunitário-eclesial, intelectual e pastoral.

Com o transcorrer do tempo, muitos passos foram dados, chegando-se à conclusão da necessidade do Propedêutico, como fase de discernimento vocacional. O mesmo foi instalado em Cachoeiro, junto ao Seminário de Filosofia. Devido à realidade sócio-cultural da diocese, tornou-se também necessária a criação do Seminário Menor, como comunidade educativa que levasse os jovens candidatos a um reto discernimento da própria vocação e ao desenvolvimento das qualidades e aptidões humanas, cristãs e apostólicas, necessárias para a opção ao ministério presbiteral.

Em 1997, diante de novas situações sócio-eclesiais, o processo de formação necessitou se readaptar: o Seminário de Filosofia instalou-se em Cariacica e em agosto de 1999 constituiu-se o Seminário Maior “São João Maria Vianney”, como uma única comunidade formativa composta por dois grupos de vida (filosofia e teologia), permanecendo o Propedêutico no Seminário “Bom Pastor” em Cachoeiro.

Seminário Bom Pastor

Reitor: Pe. Antonio Tatagiba Vimercat

Vice-Reitor: Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha

Rua Bom Pastor, 21 – Alto Bela Vista.

CEP: 29.316-088 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

(28) 3522-7620 | (28) 3036 5767

Seminário Maior São João Maria Vianney

Reitor: Pe. Thiago da Silva Vargas

Vice-reitor: Pe. Juarez Delorto Secco

Rua Osdack de Lima Rodrigues, 14 – Alto Lage

CEP: 29.151-020 - Cariacica - ES

Curta o facebook do Seminário Maior São João Maria Vianney => CLIQUE AQUI.

Acesse o acervo digital do Seminário Maior São João Maria Vianney => CLIQUE AQUI.

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.