Home / A Diocesse / Cáritas Diocesana

Cáritas no Brasil

No Brasil a Cáritas foi criada em 12 de novembro de 1956, sendo um organismo da pastoral social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e integrada a Comissão de Caridade, Justiça e Paz da CNBB.

A Cáritas é uma entidade internacional que forma uma confederação de 178 organizações católicas de assistência, desenvolvimento e serviço social, que trabalha na construção de um mundo melhor em mais de 200 países e territórios, com sede em Roma.

Cáritas na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES

Atualmente a Cáritas também está presente na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, como associação civil de direito privado, sem fins econômicos e com projetos que abrangem os 27 municípios do sul do Estado do Espírito Santo.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim a Cáritas foi criada em Agosto de 2005 com o objetivo de promover e apoiar ações na área de assistência social relacionados à educação, cultura, saúde, meio ambiente e outros vínculos como às crianças e adolescentes, idosos, mulheres, pessoas portadoras de necessidades especiais e população em situação de exclusão social.

A partir do momento em que a Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim filiou-se à Cáritas Brasileira, passou a fazer parte de todas as suas diretrizes institucionais que são: defesa e promoção de direitos da população em situação de exclusão social; mobilização cidadã e conquista de relações democráticas; desenvolvimento solidário e sustentável; sustentabilidade, fortalecimento e organização da Cáritas.

A Missão da Cáritas é defender e promover a vida, participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social, desenvolvendo ações na área da assistência social, educação, saúde, cultura e meio ambiente.

Diretoria da Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim – ES (2015 – 2018)

Presidente de Honra Dom Dario
Diretor/Presidente Diácono Pedro Noé
Vice-Presidente -
Primeira Secretária Andrea Barboza Almeida
Segunda Secretária Carmem Lúcia da Cruz Pastor
Primeiro Tesoureiro Marcos Valério dos Reis Nascimento
Segundo Tesoureiro Clayton Marchezi Milhol

Conselho Fiscal
Primeiro Conselheiro Fiscal Padre Rogério Santos Bebber
Segunda Conselheira Fiscal Ana Gualandi Dias
Terceiro Conselheiro Fiscal Joaquim Francisco de Moraes
Primeiro Suplente Conselho Fiscal Carlos Elias Sartório Rangel
Segunda Suplente Conselho Fiscal Isabel Cristina da Silva Machado
Terceira Suplente Conselho Fiscal Rita de Cássia Germano Guio

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.