Home / Sociedade

08.10.2018

Cuidado e preservação pela vida da mulher

OOutubro Rosa” é uma campanha de conscientização anual que tem como objetivo principal alertar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

É uma campanha difundida mundialmente, tendo o apoio da Igreja Católica, inclusive da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Nos anos 2000 ganhou força pelo mundo, sendo aderido por quase todos os países.

O câncer de mama é o tipo da doença que mais mata mulheres em todo o planeta. Quanto mais cedo a doença é descoberta maiores são as chances de cura total e também menores são os riscos de perder a vida ou mesmo a mama atingida pela doença. Sendo assim, os exames preventivos são fundamentais para posteriores tratamentos.

Recentemente, o Outubro Rosa também tem abrangido em sua luta outras formas de câncer que atingem as mulheres, como o câncer de colo de útero. Que o Outubro Rosa seja mais que um movimento, seja mudança de pensamento, seja conscientização a favor da vida.

Cuide-se. Previna-se.