Home / Eleições

17.09.2018

Carta Pastoral - Eleições 2018

Diocese de Cachoeiro produz cartilha com reflexões e orientações aos fiéis para o voto consciente

No dia 07 de outubro os cidadãos brasileiros (que estejam devidamente habilitados) irão exercer o seu direito de voto para escolha dos representantes estaduais e nacionais do Brasil.

E a nossa Igreja, sempre atenta aos assuntos pertinentes da sociedade, também está ao lado da população na busca por uma política igualitária, justa e sem corrupção. Com isso, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim desenvolveu a “Carta Pastoral – Eleições 2018”.

Dividida em quatro tópicos (À Igreja Católica – O Compromisso do cristão na democracia – Não confunda política com politicagem – Vote com responsabilidade), a cartilha busca elucidar o cristão no aspecto político-social, refletindo sobre os principais assuntos que veem à tona na época eleitoral.

“Com a participação da Igreja e dos cristãos nas eleições, podemos ajudar a constituir um bom governo. Fiscalizar as ações daqueles que elegemos e indicar projetos que correspondam ao Evangelho devem fazer parte do nosso dia a dia. Portanto, fé e ação política não se excluem. Quem não se envolve no processo político e deixa de votar colabora para a eleição de maus políticos. Se você optar por ficar ‘na sua’, deixando que tudo permaneça como está, estará aceitando a situação e colaborando com ela.”

“Analise os candidatos, seu passado e seus projetos. Suas características condizem com o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo? Não seja corrupta! Não venda seu voto! Não corrompa o candidato perguntando o que ele vai lhe dar em troca do seu voto! Pense mais no bom da população do que no seu próprio bem! Assim, você se beneficiará de um governo e de uma boa legislatura.”

Clique e faça o download da Carta Pastoral – Eleições 2018:

PARTE 1 - PARTE 2