Home / Francisco

04.09.2018

O Vídeo do Papa

Na edição de setembro, Pontífice clama por educação e trabalho para os jovens da África

Na última edição de O Vídeo do Papa, o Santo Padre pede que os jovens africanos possam ter acesso a uma educação e um trabalho de qualidade sem a necessidade de emigrar. No vídeo, ele assegura que esses jovens são a verdadeira riqueza do continente.

“Rezemos para que que os jovens do continente africano tenham acesso à educação e ao trabalho em seu próprio país”, afirma o Papa. “Eles devem ser capazes de escolher entre serem vencidos pela dificuldade ou transformar a dificuldade em uma oportunidade”, acrescentou.

Segundo estatísticas da Organização Internacional do Trabalho do ano 2017, 12,9% dos jovens africanos que têm entre 15 e 24 anos na África Subsaariana estão desempregados. Enquanto que o número sobe para 28,8% para a mesma população nos países do Norte da África. Por sua parte, a UNESCO estima que em 2017 quase 60% dos jovens africanos entre 15 e 17 anos de idade não frequentaram a escola.

“Se um jovem não tem oportunidade de educar-se, o que poderá fazer no futuro”, pergunta o Papa Francisco.

Em consonância com sua preocupação pelos temas da juventude, o Santo Padre convocou para o próximo mês um Sínodo dos Bispos com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, que acontecerá em Roma, de 3 a 28 de outubro.