Home / Destaque

10.08.2018

Dia do Diácono

Neste seu dia, rezemos pelos Diáconos Permanentes de nossa Diocese

No dia de hoje, 10 de agosto, a Igreja Católica festeja São Lourenço. Nesta data, além do Santo, também celebramos o Dia do Diácono.

A todos os Diáconos Permanentes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, nosso carinho e agradecimento pelo exemplo de motivação, dedicação e fé cristã.

Rezemos por eles e peçamos a intercessão de São Lourenço, Patrono dos Diáconos, para que sempre se mantenham na retidão do Deus Vivo.

Diácono Permanente

“O diácono é uma vocação ministerial para o serviço. Atualmente, o ministério diaconal é exercido segundo as Diretrizes para o Diaconado Permanente da Igreja no Brasil, documento n.96, que define três âmbitos:

1º - O serviço da Caridade, pelo qual o diácono assume a opção preferencial e evangélica pelos pobres, marginalizados e excluídos da sociedade;

2º - O serviço da Palavra, pelo qual o diácono se torna discípulo, ouvinte, servidor e mensageiro da Palavra, da Bíblia Sagrada;

3º - O serviço da Liturgia exercido pelo diácono na celebração dos sacramentos (Batismo e Matrimônio), na presidência das celebrações da Palavra e nas orações,¨ nutrindo-se constantemente da Eucaristia¨ (Diretrizes, n.65). O próprio termo DIACONIA expressa o ser diácono – o que serve, configurando-se ao Cristo Servo que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos (Mc 10,45).

Nesta data especial, em que celebramos São Lourenço, Diácono e Mártir, nosso padroeiro e intercessor, rogamos a Deus para que a Palavra de Deus seja no vosso coração como um fogo ardente, uma Palavra livre e soberana saída de um coração totalmente entregue ao Senhor.

A vocês que, junto com suas famílias, optaram por dedicar-se de modo privilegiado à Igreja, o nosso muito obrigado, e que São Lourenço interceda pela nossa missão e por nossas famílias. Que Deus faça a todos nós sempre fieis, servos de Sua Palavra; e que a cada dia sejamos mais simples e humildes, como Jesus Servo.

Deus vos guarde neste e em todos os dias!”

Comissão Diocesana dos Diáconos

Oração do Diácono Permanente

Deus e Pai Nosso, fortalece com a graça do Espírito Santo os diáconos de vossa Igreja, para que desempenhem com alegria, fidelidade e em espírito de comunidade eclesial, o seu ministério de diáconos, seguindo os passos de vosso Filho, Jesus Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos”.

Nós vos pedimos pelas famílias dos diáconos casados: que sejam autênticas “igrejas domésticas”, segundo o exemplo da Sagrada Família de Nazaré, e delas surjam vocações sacerdotais e religiosas. Virgem Maria, Mãe da Igreja e Rainha dos Apóstolos, rogai pelos ministros do Senhor! São Lourenço, diácono e mártir, rogai pelos diáconos, servos do Povo de Deus!

Amém!