Home / Seminário

09.08.2018

Chamados a Discernir

Saiba como foi o 6º Encontro Vocacional da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

Neste mês de agosto a Igreja Católica celebra o mês dedicado às vocações. E de forma especial, no último domingo (05), aconteceu o 6º Encontro Vocacional da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim em 2018.

Realizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), o encontro aconteceu no Seminário Bom Pastor, em Cachoeiro, e teve como tema “Vocação: vários chamados, um só caminho”, contando com a participação de 24 jovens das paróquias da Diocese.

“Neste encontro apresentamos aos jovens as diversas vocações que somos chamados a seguir, através de diálogos com eles sobre as vocações. Isto os levou a refletirem sobre o chamado de Deus em sua vida”, comentou o Seminarista Carlos Ferreira. Para o Seminarista, Deus nos convida a experimentarmos os dons que Ele nos oferece para agirmos a favor da Evangelização. Mas para isso, é necessário saber escutar o Seu chamado:

“O Papa Francisco diz que ‘na diversidade de cada vocação, pessoal e eclesial, é preciso escutar, discernir e viver a palavra, que nos chama do alto e, ao mesmo tempo, nos permite render nossos talentos, fazendo de nós instrumentos de salvação no mundo e orientando-nos à plenitude da felicidade’. Portanto, somos chamados a discernir e vivenciar, seja qual for nossa vocação, e através da voz que vem de Deus exalar a alegria de estar respondendo a este chamado!"

Realidade Feminina

Neste 6º Encontro também estiveram presentes o Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, Reitor do Seminário Bom Pastor, Pe. Rogério Guimarães de Almeida Cunha, Vice-Reitor do Seminário e Vigário da Paróquia São Pedro Catedral, Irmã Maria Dalila Fioresi (Ir. Eliana), da Congregação de Jesus na Eucaristia, e a Irmã Tânia Maria Cordeiro, da Congregação das Irmãs Salesianas.

E a Irmã Tânia ficou encantada com o encontro, sendo esta sua primeira participação. E foi a religiosa salesiana que levantou uma questão importante a ser discutida:

“Foi a primeira vez que participei dos encontros vocacionais da Diocese. Foi uma alegria muito grande. Achei maravilhoso o trabalho e o empenho da equipe e dos seminaristas, trabalho completo e muito bem elaborado. A única observação que faço é o número baixo de meninas participantes. Por isso pergunto, não só para as paróquias mas para nós religiosas também: o que podemos fazer para mudar essa realidade?”

Agora, após os seis encontros realizados ao longo de 2018, os jovens que manifestaram o desejo de dar mais um passo no discernimento vocacional irão participar do Pré-Estágio Vocacional, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Rezemos pelos jovens e pelas novas vocações da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Imagens: Seminário Bom Pastor

09/08/2018 - Dodôra Figueiredo Louzada

Que bela mensagem! O chamado a Servir! Como diz ! O texto! Discernir é colocar- se diante , nossa intimidade com Deus! Ouvir teu chamo em nossa vida!!!vivênciar seja qual for nossa Vocação! Em tudo Amar e Servir ao teu chamo! Parabéns Carlos Céza