Home / Destaque

08.08.2018

EDPJ 2018

Marataízes acolhe jovens de várias localidades no Encontro Diocesano da Pastoral da Juventude

A Paróquia Santíssima Trindade, de Marataízes, sediou no último final de semana (dias 04 e 05 de agosto) o Encontro Diocesano da Pastoral da Juventude.

Foram vários momentos de interação, reflexão e participação das mais de 500 pessoas que estiveram reunidas no litoral de nossa Diocese.

Dentre os convidados estiveram presentes o Pe. Kelder Brandão, da Arquidiocese de Vitória, a Assessora da PJ do Leste 2, Jassiara, e a Secretária Regional do Leste 2, Mariana, ambas da Diocese de Divinópolis (MG).

Homenagem às vítimas da violência e agradecimento

Na manhã de domingo aconteceu a caminhada que contou com a curiosa participação de três bonecos gigantes, interagindo com a juventude. Eram eles: Nego Nagô; a Menina símbolo da Campanha do Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra da Mulher; e o “Abacaxildo”, simbolizando a fama de que o município é considerado a "terra do abacaxi".

Mas foi no sábado, dia 04, que marcou um dos acontecimentos mais marcantes do EDPJ2018. O encontro teve início com acolhida, recepção e fala dos convidados. E durante a noite os jovens se uniram em protesto durante a caminhada silenciosa.

A caminhada silenciosa prestou homenagem aos jovens que, por algum motivo, tiveram suas vidas ceifadas pela violência. Cada paróquia carregou um estandarte contendo a imagem destes jovens. Houve ainda uma grande ciranda com os participantes, clamando pela vida. Logo depois aconteceu a adoração ao Santíssimo no Palácio das Águias.

Na tarde do dia 05 (domingo), os jovens se dividiram entre as 14 oficinas disponíveis, que ofereceram partilha de experiências na formação dos trabalhos pastorais. Ao final, os oficineiros e um jovem representante apresentaram um pouco da experiência vivenciada.

“Quero agradecer muito a acolhida da Paróquia Santíssima Trindade, que deu todo o suporte, à coordenação diocesana pela dedicação e também à coordenação paroquial da PJ de Marataízes. À pessoa do Pe. Josimar, que incansavelmente se doou e orientou, desde a preparação até o encerramento e aos Párocos e coordenadores paroquiais que incentivaram e enviaram seus jovens”, agradeceu o coordenador diocesano da Pastoral da Juventude, Venagino da Cunha Bernardi.

Transmissão da Santa Missa

Antes dos jovens seguirem para as oficinas, todos se reuniram para participarem da Santa Missa do EDPJ 2018, presidida pelo Pe. Josimar de Azevedo Pirovani, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade e coordenador diocesano do Setor Juventude.

A Celebração Eucarística foi transmitida ao vivo pelo Departamento Diocesano de Comunicação, que mais uma vez pôde, através das mídias digitais, levar a Palavra de Deus a todas as partes do planeta.

Com participação ativa das pessoas que não puderam estar presentes pessoalmente, a Santa Missa foi vista por aproximadamente 5.400 pessoas (com um alcance aproximado de 16.500 pessoas). Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Sergipe, Brasília, Rondônia, Paraná, Goiás, Bolívia, Estados Unidos e Itália foram as regiões que acompanharam a transmissão.

“Sei que não tenho palavras para expressar a alegria e a gratidão por todos que nestes dois anos estiveram comigo frente à coordenação diocesana. Em dezembro sairei, porém sei que a PJ não sairá de mim. Grato a Deus por todos que junto comigo estiveram somando, doando e servindo a esta Igreja Diocesana. Espero ter contribuído e lançado sementes que, no futuro, outros colherão”, finalizou Venagino Bernardi.

Ao final do Encontro, ocorreu o envio dos jovens e o anuncio que o EDPJ 2019 será realizado na Paróquia São João Batista, em Jaciguá (distrito de Vargem Alta).

Imagens dos participantes do EDPJ 2018

08/08/2018 - Lucas Mozer

O melhor encontro. Muita fé. Alegria. Espírito Jovem transformando Marataízes.

08/08/2018 - Márcio Barboza da Conceição

Boa noite o edpj foi muito bom que eu adorei muito foi uma experiência com os adolescentes de vários lugares a de mimoso ficou muito marcante nas nossas vidas que é Deus que abençoe nas nossas vidas

08/08/2018 - Andressa MArchiori

Foi uma momento de muita partilha, emoção e amor entre os jovens! Esperamos todos com muito carinho em nossa Paroquia de Jaciguá no proximo ano.