Home / Destaque

05.07.2018

Em Comunhão

Arcebispo orienta retiro espiritual dos padres da Diocese de Cachoeiro

Terminou no final da manhã desta quinta-feira, 05 de julho, na cidade de Jerônimo Monteiro, o retiro espiritual dos padres da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Esta semana de aprofundamento espiritual foi orientada pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela. O eixo temático do retiro girou-se entorno do primado da pessoa humana, o primado da solidariedade e o da comunhão.

No que se refere ao primado da pessoa humana, o pregador ajudou os presbíteros a refletir que, na sua liberdade, como ser humano, o padre é chamado a abrir-se a comunicação com o seu Criador e com os demais semelhantes. O que se faz de maneira primeira através do encontro com Deus na oração e na comunicação desta experiência aos demais irmãos.

Quanto ao primado da solidariedade o Arcebispo frisou que, como cristão, o presbítero está inserido no mistério do Verbo Encarnado e aprende dele, antes de tudo, a ser gente, a ser humano.  Lembrando que, este é o ponto de partida do pregador presbítero, o anunciador da Palavra Libertadora e um agente facilitador da solidariedade e da comunhão.

Enquanto que, no primado da comunhão, o presbítero pastor e sacerdote é o Homem de Koinonia, homem de comunhão. O pregador lembrou os padres presentes que, a comunhão é cerne, o centro da nossa vocação e missão dos presbíteros, servidores e distribuidores do Mistério de Comunhão no coração das comunidades.

Na manhã do último dia de retiro, com a ajuda do orientador, os presbíteros refletiram e rezaram olhando para a pessoa de Maria, mãe de Jesus, uma Mulher, pessoa humana livre e responsável, é uma mulher de fé abraâmica que acreditou na Palavra de Deus, a acolheu, se deixou envolver por esse Grande Mistério que assumiu a sua vida e que por consequência se Encarnou entre nós. Por fim, convidou os padres a repetir, todos os dias, com a vida o exemplo de Maria: “eis aqui a servo do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1, 38).

Texto do Pe. José Carlos Ferreira da Silva, secretário do presbitério e Pároco da Paroquia Nossa Senhora do Amparo, de Itapemirim.