28 2101-7603

Home / Destaque

11.06.2018

"Pela Graça de Deus, sou o que sou"

Departamento de Comunicação conversa com o Pe. Joselito Ramalho, que completa no dia 19 de junho 25 anos de Sacerdócio

 

No dia 19 de junho (próxima terça-feira), a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim irá celebrar o Jubileu de Prata do Pe. Joselito Ramalho Nogueira. Ordenado no ano de 1993, ele está completando 25 anos como Presbítero da Igreja Católica.

 

Padre Joselito atualmente é o Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada em Cachoeiro (bairro IBC). O Sacerdote também é o coord. do Regional 2 da Diocese e o diretor do Departamento Diocesano de Comunicação.

 

E foi exatamente o Departamento de Comunicação que conversou com o padre. Faltando pouco mais de 1 semana para a celebração, o Presbítero falou sobre família, contou da relação com a Igreja durante a infância e deixou um agradecimento especial para a Diocese de Cachoeiro. Confira abaixo na íntegra: 

 

 

Departamento Diocesano de Comunicação: Padre, bom dia. Muito bom poder falar com o senhor nestes dias que antecedem a celebração dos seus 25 anos de sacerdócio. Para começarmos, nos diga qual a comunidade e município de origem do senhor?

 

Padre Joselito Ramalho Nogueira: Flávio, bom dia também. Fico muito grato. Sou natural de Mimoso do Sul, Distrito de Conceição de Muqui, Comunidade Imaculada Conceição.

 

 

DDC: Como foi sua relação com Deus e a Igreja durante a infância e adolescência?

 

Pe. Joselito: Minha família sempre foi atuante na Comunidade, aprendi desde criança a participar ativamente do caminhar de fé da Igreja. Na Adolescência comecei a participar de grupos juvenis em Cachoeiro de Itapemirim.

 

 

DDC: Nos conte, quando o senhor sentiu que Deus o estava chamando para a vida sacerdotal? Houve algum sinal, um sentimento diferente, um acontecimento?

 

Pe. Joselito: Da ativa participação na Comunidade Cristã, em seus vários grupos, de modo particular na Renovação Carismática, me vi despertado para o serviço comprometido com a Igreja. Fui catequista, animador de comunidade e grupos de oração. Neste ambiente fui me questionando qual seria o melhor modo de viver mais plenamente a fé e o serviço a Deus e aos irmãos. Foi determinante para minha escolha o período de engajamento eclesial durante os anos em que estudei em Viçosa (MG) e o tempo em que fui membro da Comunidade Carismática “Jesus Minha Vida”, onde vivenciei uma forte experiência de fé e de compromisso eclesial. Terminada a Universidade decidi entrar para o Seminário.

 

 

DDC: Padre, em quais paróquias da nossa Diocese o senhor já esteve a serviço?

 

Pe. Joselito: Sou muito grato a Deus pelas Paróquias e Comunidades que pude conhecer e vivenciar a animação da fé, desde as comunidades de Presidente Kennedy, Itapemirim, Marataízes, São Sebastião (Cachoeiro) e Mimoso do Sul, onde trabalhei como Seminarista, ao exercício do Ministério. Então como Padre na Paróquia São José de Mimoso do Sul, Santíssima Trindade de Marataízes, Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro, e hoje na Paróquia Nossa Senhora das Graças, também de Cachoeiro, minha atual Comunidade de Fé. Nestes serviços pude conhecer pessoas de grande amor à Cristo e à Igreja, que trago com muito carinho no coração.

 

 

DDC: Para o Padre Joselito Ramalho Nogueira, ser Sacerdote é...?

 

Pe. Joselito: É ser presença Sacramental do Cristo bom Pastor e continuamente me comprometer com Ele, para tornar seus gestos sacerdotais e pastoral presente na vida do Povo que Ele mesmo reuniu e acompanha com seu amor incondicional.

 

 

DDC: Se o senhor resumisse esses 25 anos de Sacerdócio em uma frase, qual seria?

 

Pe. Joselito: “Pela Graça de Deus, sou o que sou” - 1 Cor 15,10. Assim como: “ O que importa é prosseguir decididamente” - Fl 3,16.

 

 

DDC: Padre Joselito, obrigado pela atenção e sinta-se à vontade para agradecer e enviar uma mensagem para toda a nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Pe. Joselito: Agradeço de coração a todos que encontrei ao longo destes 25 anos no Ministério Sacerdotal. Tudo é Graça! Que o Senhor possa se servir ainda mais de nós para realizar o que em Cristo Ele determinou: Cumular de Graça o mundo, amado ao extremo por Ele. Na partilha do Dom da vida e da fé nós nos enriquecemos destes tesouros de misericórdia que o Pai em seu Filho nos destina.

 

 

E deixamos aqui o convite para a Celebração em Ação de Graças pelos 25 anos de Sacerdócio do Padre Joselito Ramalho Nogueira: Dia 19 de junho, às 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia N. Sra. das Graças. O Padre está aguardando você!

 

 

 

12/06/2018 - Ana Claudia

Louvamos a Deus pelos 25 anos de sacerdócio de nosso pároco Pe.Joselito. Que Deus continue abençoando sua caminhada! Parabéns Pe.Joselito! Parabéns Diocese de Cachoeiro de Itapemirim! Ana Cláudia-CEBs São João Batista-Paróquia N. Sra. das Graças-IBC


12/06/2018 - Marluce Debona

Muito boa entrevista, assim conhemos um pouco mais do nosso pastor. Parabéns pe Joselito!!!! Que a Senhora das Graças interceda por sua caminhada sacerdotal, para que sejas fiel e perseverante no exercício do seu ministério.


11/06/2018 - Eliani Aparecida Machado Silva

Parabéns pelos 25 anos de sacerdócio PeJoselito!!!! Sou feliz por fazer parte da nossa querida paróquia!!! Aguardando dia 19/06.


11/06/2018 - BETE PIROVANI

PE.JOSELITO O SENHOR NOS TEM ENSINADO MUITO, EU O CONHECI NA RCC E CADA VEZ DAVA PARA PERCEBER QUE SUA VOCAÇÃO ERA DE DEUS,E HJ O TEMOS COMO UM GRANDE DISCÍPULO MISSIONÁRIO A SERVIÇO DA NOSSA DIOCESE. PARABÉNS PE.JOSELITO.


11/06/2018 - Débora Joana Batista Gonçalves

Eu tenho a honra e a alegrai em ter tido o privilegio de esta a serviço do reino junto com o padre Joselito durante 11 anos,06 anos de CPC, 04 anos como coordenadora paroquial e leiga do regional 02, e 1 ano como pastoral da comunicação.


11/06/2018 - Monica Roberta

Parabéns padre Joselito, trabalhar com o senhor aqui em Marataízes, foi presente precioso que Deus me deu! Que Deus te cubra de bençãos!!


11/06/2018 - Regina Marta silvestre ramalho

Muito bom ver o menino que vi crescer,estar comemorando ano sacerdotal por tantos anos. Somos da mesma família! Desejo-lhe muita saúde e muitas bençãos em sua vida!!!!


Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


  diocese@diocesecachoeiro.org.br

  28 2101-7603

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.

 

Produção / Cadetudo Soluções Web