Home / Destaque

15.05.2018

Preservação

Imagem de Nossa Senhora da Consolação passará por processo de restauração

Na última sexta-feira, 11 de maio, a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro) recebeu a visita da equipe do Núcleo de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A equipe de Restauração da Universidade Federal esteve analisando a imagem da Santa Padroeira da Paróquia.

Após análise minuciosa, foi concluído que será necessário um trabalho de restauração da imagem, e que este trabalho deverá ser feito no próprio local. A equipe é composta por Attilio Colnago, Raquel Pimentel, Albanize Monteiro e outros profissionais.

Além da recolocação da mão direita, que foi arrancada por um ato de vandalismo, também deverá ser feito o trabalho de limpeza e policromia. A data de início da restauração não foi divulgada.

O contato partiu diretamente da Paróquia de Cachoeiro, que tem como Pároco o Frei Silvestre Brunoro, mas sempre com a orientação da Comissão de Bens Culturais, que já havia indicado a equipe da UFES para este tipo de trabalho. Recentemente, o Núcleo de Conservação e Restauro da UFES realizou a restauração da Imagem de Nossa Senhora das Neves, situada no Santuário das Neves, em Presidente Kennedy.

Comissão Diocesana de Bens Culturais

A equipe da Comissão de Bens Culturais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim é formada por profissionais de diversas áreas e coordenada pelo Pe. Roberto José Gonçalves (Padre Beto).

Atualmente, além de coordenar a Comissão, Padre Beto é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Dores do Rio Preto, e Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Celina, distrito de Alegre.

A Comissão de Bens Culturais realiza o trabalho preventivo de zelar e conservar os patrimônios históricos e culturais de nossa Diocese. E segundo a arquiteta Cora Augusta Duarte Aguieiras, integrante da Comissão Diocesana, outras paróquias já estão sendo visitadas:

“Visitamos as Paróquias de Marataízes, Itapemirim e Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro, verificando se há alguma necessidade neste aspecto da preservação dos bens culturais da nossa Igreja. Até a Catedral de São Pedro também foi visitada recentemente, onde está sendo avaliada o processo de restauração dos livros antigos arquivados ali."

Nesta quarta-feira (16), acontece o Encontro Diocesano de Sacristãos e Zeladores, em Jerônimo Monteiro. A Comissão de Bens Culturais estará presente, ministrando uma Formação sobre Zeladoria de Bens Culturais Moveis, buscando orientar os funcionários das diversas paróquias e comunidades da Diocese na preservação do patrimônio histórico e cultural.