Home / CNBB

11.04.2018

Assembleia Geral da CNBB

Dom Dario Campos se une aos Bispos do Brasil em Aparecida

Os bispos de todo o Brasil estão reunidos na 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB), que começou hoje, dia 11, e se estende até o dia 20 de abril em Aparecida (SP).

Durante a Assembleia, as discussões, estudos e decisões serão em torno das “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

De acordo com o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o objetivo é atualizar as diretrizes em vigor, aprovadas em 2010 na da 48ª Assembleia da CNBB. “Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”.

A Assembleia Geral da CNBB tratará ainda outras temáticas e problemas emergentes da sociedade atual, sempre na perspectiva da evangelização. Ao todo, mais de 300 bispos estarão reunidos em Aparecida. Dentre eles estará o nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos, participando das temáticas propostas e auxiliando na resolução das problemáticas pautadas.

Tendo sido iniciada oficialmente às 9h15, com a missa e a abertura solene transmitidas pelas TVs de inspiração católica, os bispos se ocuparão neste primeiro dia com algumas tarefas estatutárias antes de começarem os debates. A principal destas tarefas será a apresentação do relatório da presidência sobre as atividades desde a última assembleia geral, em maio do ano passado. O Cardeal Sergio da Rocha vai apresentar aos bispos os principais encontros e pronunciamentos da Conferência no último ano.

Episcopado atual

Atualmente há 308 bispos ativos na hierarquia católica no Brasil (com voz e voto na CNBB):

105 nomeados pelo Papa São João Paulo II

122 nomeados pelo Papa Bento XVI, hoje emérito;

81 nomeados pelo atual Papa Francisco.

Há ainda 168 bispos eméritos:

2 nomeados pelo Papa São João XXIII;

39 nomeados pelo Papa Paulo VI;

124 nomeados pelo Papa São João Paulo II;

3 nomeados pelo Papa Bento XVI;

Nenhum nomeado pelo Papa Francisco.