Home / Destaque

13.03.2018

Formação das Equipes Diocesanas

1º Encontro do ano aconteceu nesse final de semana, em Venda Nova

“Estamos em Assembleia”. Esta foi a frase de Dom Dario Campos durante a Formação para Coordenadores de CPP’s, ocorrida no final de fevereiro.

E se naquele dia, deu-se início oficialmente à Assembleia Diocesana 2018 da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, nesse último final de semana ela foi sentida com todo o seu calor e paixão. Na Paróquia São Pedro Apóstolo, de Venda Nova do Imigrante, aconteceu no sábado (10) o Encontro de Formação das Equipes Diocesanas dos Regionais 3 e 5.

O Regional 3 de nossa Diocese é composto pelas Paróquias São Pedro Apóstolo (Venda Nova), Nossa Senhora da Conceição (Conceição do Castelo), Nossa Senhora da Penha (Castelo) e Santo André Apóstolo (Aracuí – distrito de Castelo).

Já o Regional 5 é formado pelas Paróquias Nossa Senhora Mãe dos Homens (Iúna), São Paulo Apóstolo (Pequiá – distrito de Iúna), Divino Espírito Santo (Muniz Freire), Imaculado Coração de Maria (Piaçú – distrito de Muniz Freire), Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos (Irupi) e Nossa Senhora do Rosário (Ibatiba).

O Encontro

Aproximadamente 500 pessoas estiveram na Paróquia São Pedro durante a tarde do sábado, entre leigos representantes, coordenadores das equipes e pastorais da Diocese, Diáconos, Seminaristas, Presbíteros e nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos.

O Encontro refletiu o texto utilizado como base neste ano do Laicato, o Documento 105 da CNBB: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo. É importante haver esta reflexão para que o leigo compreenda seu papel fundamental dentro das ações da Igreja.

“Somos chamados a uma missão especifica na Igreja e no mundo. Mas veja que antes disso, nós precisamos refletir sobre a nossa identidade, sobre a nossa vocação e sobre a nossa espiritualidade”, falou Padre Andherson Franklin Lustoza de Souza, coordenador Diocesano de Pastoral, durante momento reflexivo.

Além do momento em conjunto, as equipes Diocesanas e Pastorais também se reuniram com os respectivos representantes de cada paróquia. Desta forma foi possível interagirem, dialogarem e partilharem os anseios e dúvidas pertinentes dos setores das paróquias participantes.

Sal da Terra e Luz do Mundo

Todo cristão, ao seguir os ensinamentos do Evangelho, e consequentemente do próprio Cristo, deve se tornar “sal e luz” no ambiente e quem ele vive. Sendo sal ele purifica o ambiente e conserva o que ali há de bom. Sendo luz, ele ilumina a escuridão do mundo e se torna um guia rumo a Jesus Cristo.

Mas um fator é preponderante: a união. Padre Andherson, em determinado momento, menciona que é preciso estarmos em comunhão uns com os outros e também com nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Pois unidos em Cristo nossa fé se torna mais forte:

“O sal era utilizado não só para conservação, antigamente mas também para purificação. O sal tinha o poder até mesmo medicinal, utilizado em vários aspectos do cotidiano. Neste sentido, quando Jesus diz ‘vós sois o sal da terra’, Ele está dizendo ‘conservem em vocês mesmos os valores do Evangelho'. E vejam que Ele não diz ‘você é’, Ele diz ‘vós sóis o sal da terra’. E esse plural é o plural da comunidade”.

E o padre completa: “A comunidade cristã é chamada a ser sal, a conservar, a fazer crescer e multiplicar os valores do Evangelho”.

O próximo Encontro de Formação das Equipes Diocesanas será o do Regional 6, que acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Celina, no dia 14 de abril. Haverá dois encontros em cada Regional, que no final do ano culminará na Assembleia Diocesana 2018.