Home / Clero

09.02.2018

Igreja Irmã

Pe. Helder Salvador é nomeado Vigário Geral da Diocese de Conceição do Araguaia

Há aproximadamente 1 ano e meio o Padre Helder Salvador se encontra na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, nossa Igreja Irmã.

Juntamente com o Diácono Júlio César de Sá (e sua esposa Valma), Padre Helder tem levado a Palavra de Deus aos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Piçarra.

Mas no início de 2018 reservava algumas surpresas. O Bispo Diocesano de Conceição do Araguaia, Dom Dominique You, fez duas nomeações. A primeira delas nomeando o Diácono Júlio como Cooperador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Redenção - PA.

A segunda, foi a nomeação do Padre Helder Salvador como Vigário Geral da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia. O Departamento Diocesano de Comunicação conversou com Padre Helder, que exprimiu toda a sua gratidão:

“A Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia tem imensas necessidades pastorais e administrativas, tanto pela distância quanto pela falta de pessoas dedicadas à evangelização. O bispo, junto com a Conselho Presbiteral, viu a necessidade que um padre estivesse dedicado à articulação dos esforços pedidos pelo nosso Plano Diocesano de Pastoral, especialmente em relação ao acompanhamento da vida das paróquias, das vocações presbiterais, diaconais e leigas que se manifestam, dos diferentes Projetos e Pastorais de Misericórdia, assim como da formação diocesana, tão importante para o futuro da Igreja em nosso chão.

Sendo que, em cada diocese, deve ser constituído um Vigário Geral que, munido do poder ordinário, auxilie o bispo no governo de toda a diocese (cf. CDC can. 475) e, sendo ainda este o cargo principal da Cúria Diocesana (cf. Vaticano II – CD n.27); com o acordo de Dom Dario Campos, Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES, fui nomeado no dia 03 de janeiro para o ofício de VIGARIO GERAL da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia pelo período de três anos.

A nomeação é para desempenhar um trabalho muito mais pastoral e formativo que administrativo. Devo percorrer toda a diocese acompanhando a vida das paróquias, das vocações presbiterais, diaconais e leigas, e dos diferentes Projetos e Pastorais de Misericórdia, assim como da formação diocesana. Está sendo um aprendizado e um desafio. Deus está comigo. E a graça se manifesta”.

Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia

DECRETO de NOMEAÇÃO do VIGÁRIO GERAL

Diante das imensas necessidades pastorais e administrativas da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, se faz a cada ano mais urgente dedicar um padre sábio e bom à articulação dos esforços pedidos pelo nosso Plano Diocesano de Pastoral, especialmente em relação ao acompanhamento da vida das paróquias, das vocações presbiterais, diaconais e leigas que se manifestam, e dos diferentes Projetos e Pastorais de Misericórdia, assim como da formação diocesana tão importante para o futuro da Igreja em nosso chão.

Sendo que, em cada diocese, deve ser constituído um Vigário Geral que, munido do poder ordinário, auxilie o bispo no governo de toda a diocese (cf. CDC can. 475) e, sendo ainda este o cargo principal da Cúria Diocesana (cf. Vaticano II – CD n.27); com o acordo de Dom Dario Campos, Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES, por este presente

Decreto

nomeio, para o ofício de VIGARIO GERAL da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia

o Revmo Padre Helder Salvador

do Clero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES, pelo período de três anos, ou enquanto não mandarmos o contrário, conforme o Direito.

O Vigário Geral goza de poder executivo, não legislativo nem judicial, sendo que seu ofício é exercido em nome do Bispo Diocesano e não em nome próprio (cf. CDC can. 476). O ofício de Vigário geral tem dependência estrita do Bispo Diocesano. Seu exercício impõe vinculação total a todas as orientações do Bispo que sempre pode avocar si as decisões e o conhecimento dos assuntos (CDC can. 480). O Vigário Geral deve atuar em todo momento segundo a mente e a vontade do seu Bispo, ao qual deve prestar contas (CDC can. 481).

Em nosso Cúria Diocesana de Santíssima Conceição do Araguaia, aos 03 de janeiro de 2018.

Dom Dominique Marie Jean Denis You

Elke Mara Cardoso de Sousa

Chanceler

12/02/2018 - Luiz Alberto

Q legal!!!sou missionário e já estive na nossa igreja irmã,hj não estou mais no território da nossa amada diocese,mas fico feliz em saber q a missão continua.

10/02/2018 - Ronis

Parabens padre Helder Salvador nós te desejamos muitas felicidades

09/02/2018 - Ivonete maria vial faria

Que alegria ver a alegria de Pe Helder, que Deus o ilumine, parabéns ao Bispo e a C. Do Araguaia pela grande escolha deste Pe maravilhoso e abençoado.