28 2101-7603

Home / Destaque

27.12.2017

2017 - Parte II

Agora, vamos rever as notícias mais acessadas da segunda metade do ano

 

 

Dando continuidade a Retrospectiva da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, relembrando as notícias mais acessadas ao longo do ano de 2017 (caso não tenha visto a primeira parte, clique aqui).

 

Vamos agora flutuar pelo segundo semestre deste ano que se encerra:

 

JULHO – Encontro de Ceb’s, Catedral, Ordenações e Dom Diogo

 

No mês de julho, o Encontro Estadual de Ceb’s em São Mateus foi um dos destaques. Como resumiu o Padre Andherson Franklin, em um dos pontos, “saímos do Encontro Estadual com o coração bastante fortalecido”. Juntamente ao Encontro, uma notícia que repercutiu bastante foi a chegada dos novos Presbíteros à Catedral.

 

Após a saída de Dom Juarez, a Paróquia São Pedro (Catedral) se encontrava sem Pároco. Mas em julho Padre Walter Luiz Barbiero Milaneze Altoé foi transferido, e com ele também veio o Padre Rogério Guimarães de Almeida Cunha, como Vigário.  A posse e acolhida dos dois aconteceu no mês seguinte, em agosto. No final do mês a Diocese ganhou também mais um novo Presbítero (Padre Carlos Henrique Dias) e Diácono Permanente (Diácono Amós José Horst).

 

Mas nem mesmo três Presbíteros e um Diácono juntos conseguiram ultrapassar Dom Diogo Reesink. O cativante Bispo Emérito de Teófilo Otoni (MG), residente na Diocese de Cachoeiro, completou 83 anos. Com seu lema “o pouco com Deus é muito”, e seu jeito simpático, o Bispo holandês foi a notícia mais acessada de julho.

 

 

AGOSTO – Chegadas, despedidas, São Lourenço e solidariedade

 

Em agosto, a saída e a chegada dos Presbíteros em suas novas Paróquias geraram muitos acessos no site e Facebook da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. As mais acessadas foram a despedida do Padre Rogério Guimarães da Paróquia Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, e a chegada do Padre Gracione Augusto Alves na Paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria, em Cachoeiro.

 

A missa em Celebração pelo Dia do Diácono, e por seu patrono, São Lourenço, também se sobressaiu. A missa aconteceu no dia 10 de agosto, na CEB Santa Rita de Cássia, pertencente à Paróquia Sagrados Corações de Jesus e de Maria (bairro Nova Brasília, em Cachoeiro).

 

E um dos pontos altos do mês foi a reportagem especial do Departamento Diocesano de Comunicação sobre os “Construtores da Solidariedade” das Paróquias São Sebastião, de Cachoeiro, e Nossa Senhora da Penha, de Alegre (que recebe o nome de Construtores da Esperança). Com a liderança de seus párocos, Padres Gelson de Souza e Enildo Souza, os projetos reformam e constroem casas para famílias carentes e necessitadas. Tamanha a importância que a repercussão não parou no site da Diocese. A matéria foi notícia em vários sites jornalísticos e até mesmo no site da CNBB – Regional Leste 2.

 

 

 

SETEMBRO – Dom Juarez, Dom Diogo e Dom Dario

 

Muita coisa relevante aconteceu no nono mês do ano, como o texto número 50 do Dicas de Homilia, o Projeto Alegre na Esperança e a Ordenação Diaconal de Ronivon Garcia, todas com aproximadamente 5 mil acessos.

 

Porém, elas não chegaram perto dos números do primeiro colocado do mês. A tão aguardada Ordenação Episcopal de Dom Juarez aconteceu dia 9 de setembro. Entre os convites, chamadas, fotos e transmissão ao vivo da Ordenação, juntamente com a divulgação de sua apresentação no Rio de Janeiro em outubro, Dom Juarez acumulou quase 70 mil visualizações em um mês.

 

Desta vez Dom Diogo Reesink não conseguiu o primeiro lugar do mês, mas recebeu muitos acessos novamente. No aniversário de 17 anos de Episcopado de Dom Dario Campos, em uma singela homenagem, o Bispo Emérito cantou em latim para o nosso Bispo Diocesano, ganhando também o carinho de todos que acompanham as mídias digitais da Diocese.

 

 

OUTUBRO – “Rostos da Igreja” e Jubileu de Ouro

 

Dom Juarez novamente recebeu inúmeros acessos, nada mais justo, pois foi um grande acontecimento para a nossa Igreja do Sul do Espírito Santo. Mas a Confraternização dos Secretários e Secretárias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim também se destacou. E como Dom Dario gosta de lembrar “as secretárias e os secretários são os rostos da Igreja, presentes no dia a dia das comunidades”.

 

Mas outubro reservou também um Jubileu de Ouro. O Cônego Eriton Luiz Cortat Nery completou 50 anos de Sacerdócio, e festejou em uma linda Celebração em Mimo do Sul, com a presença de Dom Dario Campos, do Clero da Diocese, amigos, familiares e da Comunidade. A entrevista do Padre Eriton, realizada pelo Departamento Diocesano de Comunicação, rendeu dezenas de comentários e algumas dezenas de milhares de visualizações.

 

 

 

NOVEMBRO – O “milagre” de Padre Robson

 

Novembro, assim como setembro, foi repleto de notícias variadas e muito bem acessadas. Houve o Encontro da Ordem Agostiniana, com a presença dos Freis de nossa Diocese, a ação da Santa Casa de Misericórdia na “Semana do Doador” e a notícia de que o Diácono Antonio Marcos Moura se tornaria o mais novo Presbítero da Diocese.

 

Outro ponto importante foi o Encontro de Presbíteros da Diocese que aconteceu em Jerônimo Monteiro. Na reunião, os Sacerdotes, juntamente com profissionais da psiquiatria e da psicologia, debateram o tema “suicídio e mutilação entre os jovens”.

 

E assim como no mês de setembro, mesmo com várias notícias de destaque, uma se sobressaiu amplamente sobre as demais. Padre Robson Côrrea da Silva foi a notícia do mês. O Presbítero sofreu um acidente automobilístico enquanto se dirigia à Paróquia São José, em São José do Calçado, para a celebração da Santa Missa.

 

Padre Robson ficou um período internado. Ele foi a única pessoa envolvida no acidente e teve uma pequena lesão no pulmão, uma costela quebrada e um ombro fraturado. Muito querido, o Sacerdote comoveu toda a Diocese, que se uniu em oração pela recuperação de sua saúde. O Padre recebeu alta naquela mesma semana, está bem e se recupera das lesões sofridas.

 

O próprio Padre afirmou que “no estado que o carro ficou é um milagre estar vivo”.

 

 

DEZEMBRO - ???

 

Dezembro ainda não acabou, mas tivemos grandes notícias ao longo do mês. O sorteio de 10 motos da Ação Solidária, o vídeo de final de ano do Departamento de Comunicação, a Ordenação Presbiteral do Padre Antonio Marcos Moura, a dupla Ordenação Diaconal dos Diáconos Ronaldo Borel e Wosley Pansini, Jantar Solidário em Iúna, Papai Noel da Pastoral da Juventude de Rio Novo do Sul, eleição da Priora do Carmelo São José e tantas outras. Cada um de vocês, que acessam o site, Facebook e o Instagram da Diocese, são os responsáveis por cada notícia citada.

 

E a vocês a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim deseja um 2018 abençoado e muito próspero. Que as notícias ruins não se proliferem e que em próximas recordações possamos reavivar centenas de notícias de solidariedade e fé cristã.

 

Feliz Ano Novo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E que continue em 2018...

 

 

Seja o primeiro a comentar

Informativo

Cadastre seu e-mail e receba informações mensais da Diocese.


28 2101-7603

diocese@diocesecachoeiro.org.br

Google Play

Rua Costa Pereira, 41 - Centro

CEP: 29.300-090 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

 

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.