Home / Notícias

22.12.2017

Londrina (PR) vai sediar, de 23 a 27 de janeiro de 2018, o 14º Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) do Brasil, que deve reunir cerca de 3.300 participantes de todo o país, entre eles, representantes das CEBs dos países do Conesul e parceiros das Igrejas da Europa. O encontro é uma iniciativa das CEBs, organizações e pastorais populares que pensam a Igreja Católica a partir de seu compromisso com os pobres.

O encontro terá como tema “As CEBs e os desafios no mundo urbano” e lema “Eu vi, ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Êxodo, 3:7). “A sociedade tem de estar preparada para lidar com os problemas atuais e, acima de tudo, pensar e refletir as soluções para enfrentar essas dificuldades”, afirma padre Dirceu Fumagalli, da Formação e Articulação das Equipes de Serviços do 14º Intereclesial. “A igreja tem o compromisso de ajudar na formação e na articulação de seus membros para pensar essas soluções.”

O 14º Intereclesial das CEBs terá uma metodologia de trabalho, baseada no método “Ver, Julgar e Agir”. Para ampliar as reflexões dos desafios, o encontro contará com 13 mini plenárias que discutirão temas como acesso e condições de moradia; mobilidade urbana; formação e educação; acesso e participação na cultura e lazer; trabalho e emprego; juventude; ecologia; saúde e saneamento; violência e segurança; direito à comunicação; diálogo inter-religioso; movimentos e organizações sociais e populares; democratização e participação na política.

14º Intereclesial será realizado em 14 espaços

Realizar 13 mini plenárias, uma grande plenária e momentos de celebração. Este é um dos desafios da organização do 14º Intereclesial das CEBs.

“Para que o evento transcorra da melhor forma possível, a organização irá reunir os delegados em 10 diferentes locais”, explica Padre Fumagalli.

O Sacerdote explica que os locais que receberão as mini plenárias estão sendo chamados de “praças”, com nome de uma árvore de espécies dos biomas brasileiros. “Isso ajuda a fortalecer a identidade dos participantes que vêm do Brasil inteiro”. Ao todo, serão 14 Praças, em 10 locais distintos. Confira os temas e locais onde serão realizadas as atividades em mini plenárias:

O tema “Acesso e condições de moradia” será debatido na Praça Mandacaru, na Paróquia Sagrados Corações, com total de 290 delegados.

“Os desafios da mobilidade/transporte e locomoção” serão debatidos na Praça Buriti, a Paróquia Coração de Maria, com 290 participantes.

“As mudanças no mundo do trabalho e os impactos na participação da comunidade” serão o tema da Praça Pequi, na Paróquia Rainha do Universo, também com 290 delegados.

“O desafio das Juventudes” será o tema da Praça da Aroeira, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com 260 participantes.

A Praça Umbu, a Paróquia São Vicente de Paulo, vai receber o tema “A questão da violência e da segurança”, com um total de 290 delegados.

A Praça do Angico, Paróquia Nossa Senhora das Graças, vai debater o tema “Os desafios da formação e da educação”, com 280 delegados.

A Praça Guapuruvu, Paróquia Imaculada Conceição, terá como tema “Acesso e participação na cultura e lazer”, com 250 participantes.

Padre Dirceu Fumagalli explica que três praças vão receber duas mini plenárias, cada uma. A Praça da Castanheira, Paróquia Rainha dos Apóstolos vai receber os temas “Democratização e participação na política partidária” (180 delegados) e “Pluralismo: ecumenismo e diálogo religioso” (280 delegados).

A Praça Pau-Brasil, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, vai receber os temas “Movimentos e organizações sociais e populares” (280) e “Ecologia e cuidado ambiental” (280 delegados).

Já a Praça da Bracatinga, o Centro de Pastoral, terá como temas “Direito à saúde e saneamento” (140) e “Mídias, novas tecnologias e direito à comunicação” (260 participantes).

Padre Dirceu Fumagalli explica que, além desses locais, o 14º Intereclesial das Cebs terá como importante espaço a Praça da Araucária, no Ginásio de Esportes Moringão, onde serão realizadas as Grandes Plenárias do Encontro. Neste momento, será sistematizada toda a discussão realizada nas mini plenárias.

O Ginásio Moringão também vai sediar a Praça da Peroba Rosa, onde serão realizadas feiras artesanais e atividades culturais. Fechando as 14 praças do 14º Intereclesial das Cebs estão a Praça da Seringueira, no Aterro do Igapó, em que acontecerá a celebração da Memória dos Mártires e Defensores da Vida; e a Praça do Ipê, Monumento da Bíblia, com a celebração de Abertura do Encontro.

“Para o bom desempenho e realização da metodologia do encontro, temos organizadas 25 equipes de serviço, constituídas por voluntários, membros de pastorais, movimentos eclesiais, organizações e movimentos populares e sociais, membros de comunidades e pessoas solidárias às causas das comunidades eclesiais de base”, afirma Padre Fumagalli.

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 14º INTERECLESIAL DAS CEBS