Home / Destaque

20.12.2017

2017 - Parte I

Relembre conosco as notícias mais acessadas deste ano

Conturbado no aspecto político social, mas positivo em outros sentidos. Assim poderíamos definir, de forma rasa, o ano que está se encerrando. Mas se olharmos bem, muito mais coisas aconteceram em 2017.

Ao longo do ano inúmeras notícias passaram pelas redes sociais e pelos veículos de comunicação digital da Diocese de Cachoeiro. Para ser mais exato foram mais de 570 postagens no site. Na página do Facebook foram aproximadamente mil postagens, com a Liturgia Diária disponibilizada todos os dias, sem exceção.

No Instagran, as 189 fotos (até o momento) de 2017 formam um álbum de lembranças dos vários momentos da Diocese ao longo do ano. O Departamento Diocesano de Comunicação levou, não só para o Espírito Santo, mas para o Brasil e o mundo, imagens, acontecimentos, conteúdos e mensagens da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Mas o que o mundo tem a nos dizer a respeito? Todos os conteúdos, cada qual à sua maneira, são relevantes. Porém, quais foram os conteúdos que tiveram mais “cliques”? Vamos agora relembrar as notícias mais acessadas durante o ano, aquelas que foram lidas, curtidas e compartilhadas incessantemente.

FEVEREIRO – Humildade, vandalismo e a presença do Pastor

Após o retorno das férias de janeiro, pudemos vislumbrar a humildade da Irmã Aurora Côgo e de Célia das Graças Cota, missionária da Diocese de Cachoeiro, onde ambas realizam um belíssimo trabalho no continente Africano, respectivamente em Angola e Moçambique.

Porém, neste mesmo período, o Estado do Espírito Santo vivenciou momentos de pânico com a crise na segurança pública. A cidade de Cachoeiro de Itapemirim foi uma das mais afetadas, sendo destaque negativo em rede nacional. Até mesmo a Cúria Diocesana precisou ficar fechada durante 3 dias.

Tudo isto na primeira semana de fevereiro. Com a população assustada, o Bispo Diocesano Dom Dario Campos escreveu uma mensagem de acalento para a população sul capixaba. Uma verdadeira súplica pela paz. Somadas, foram aproximadamente 50 mil visualizações nos primeiros 10 dias do mês.

MARÇO – Muita água, Procissão da Misericórdia e Rio Negro

Mais uma vez nossas comunidades sofreram com o problema das enchentes. Em fevereiro as fortes chuvas castigaram alguns municípios da nossa Diocese. Entre os mais afetados estava a cidade de Atílio Vivácqua. Mas o abatimento deu lugar à solidariedade, onde a população se uniu e desta forma arrecadou inúmeras doações. O Padre João Batista Maroni agradeceu em nome de toda a Paróquia:

“A Paróquia Santo Antônio de Pádua de Atílio Vivácqua agradece, de coração, toda a ajuda enviada às famílias atingidas pela enchente ocorrida em nossa cidade”.

A tradicional Procissão da Misericórdia levou milhares de pessoas a saírem de Cachoeiro em direção ao distrito de Soturno. Milhares também foram o número de visualizações destas duas notícias.

Junto a elas, um momento que fez sucesso foi a ida de Dom Dario Campos à Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Em uma das imagens da visita, Dom Dario tem como cenário o Rio Negro, famoso por suas águas escuras.

ABRIL – Santos Óleos, Formação Permanente e uma despedida

A missa dos Santos Óleos, reunindo o Bispo Diocesano, Presbíteros, Diáconos, Seminaristas e religiosos de várias paróquias da Diocese é sempre um momento especial. Mas junto a ela a Formação Permanente dos Diáconos da Diocese de Cachoeiro também ganhou destaque em abril, especialmente um vídeo em que os Diáconos recebem rosas das crianças da Paróquia São Geraldo Magela, de Bom Jesus do Norte.

Porém, foi neste mês que infelizmente o Diácono Eraldo Matielo veio a falecer. Recebemos inúmeras mensagens de despedida e de carinho aos familiares pelo integrante do nosso clero que partiu para junto de Deus.

MAIO – Reunião do Clero Capixaba e Carmelo São José

No quinto mês do ano, uma das notícias mais acessadas foi a Formação Estadual de Presbíteros, que reuniu Bispos e Sacerdotes de todo o Espírito Santo. O Encontro do Clero Capixaba aconteceu em Domingos Martins.

Porém, as Irmãs Carmelitas foram o destaque do mês. No dia 6 de maio elas realizaram um Encontro Vocacional (foram alguns ao longo de 2017). Carismáticas e muito queridas em nossa Diocese, as Monjas se tornaram a notícia mais acessada de maio.

JUNHO – São Pedro, Nossa Senhora, Dom Dario e o Bispo Cachoeirense

A Festa de São Pedro leva milhares de pessoas às ruas de Cachoeiro. Este ano, ele ganhou a companhia de Nossa Senhora Aparecida, que encerrou o seu ciclo de Peregrinação por toda a Diocese, período este que levou 2 anos. E no dia  9 de junho foi o momento de festejar o aniversário natalício do nosso Pastor, o Bispo Diocesano Dom Dario Campos.

Mas a Diocese de Cachoeiro ficou surpresa mesmo quando Dom Dario revelou que o Papa Francisco havia nomeado o Padre Juarez Delorto Secco (agora Dom Juarez) Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

E este foi só o primeiro semestre.

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.