Home / Francisco

05.12.2017

O Vídeo do Papa

"Um povo que não cuida dos avós não tem futuro"

O Santo Padre pede respeito e consideração pelos idosos de todas as culturas. Ele faz o pedido através da edição de dezembro de O Vídeo do Papa, oferecido pela Rede Mundial de Oração do Papa.

Na última edição do ano de O Vídeo do Papa, o Papa Francisco pede respeito e cuidado pelos avós. O Papa destaca o papel que os idosos cumprem na sociedade, como portadores de sabedoria e experiência. Além disso, enfatiza que os povos que se esquecem dos idosos não têm futuro porque perdem sua memória.

“Tenhamos os nossos idosos presentes, para que sustentados pelas famílias e instituições, colaborem com sua sabedoria e experiência na educação das novas gerações”, afirma o Papa. “As avós e os avôs são a nossa força e a nossa sabedoria”, acrescenta.

A população de idosos está crescendo muito rapidamente nos últimos anos. Em 2016, 8,48% da população do mundo estava com mais de 65 anos. Entre os países com maior porcentagem de idosos se destacam: Japão com 27%; Itália com 23%; Portugal e Finlândia com 21%; seguidos por Bulgária, Grécia, Letônia e Suécia com 20%.

“Quando uma sociedade perde a memória, está perdida. Não tem raízes”, adverte o Pontífice. “Aos avós está confiada a grande tarefa de transmitir a experiência da vida, a história de uma família, comunidade, povo; eles são uma promessa e uma garantia do futuro”, afirma.

Pe. Frédéric Fornos, SJ, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, recorda que o Santo Padre já havia destacado o valor do respeito aos idosos em uma homilia em Santa Marta, em novembro de 2013: “Os idosos deixam-nos como herança a história, a doutrina e a fé. São como o bom vinho envelhecido e dentro de si têm a força para nos deixar uma herança nobre”.

“Estas palavras são um convite, neste mês de dezembro, para nos aproximarmos dos nossos avós, das pessoas idosas, particularmente as que estão ao nosso redor, e receber delas nossa história, nossas raízes, a sabedoria da vida”, enfatizou o Pe. Frédéric.

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.