Home / Destaque

14.11.2017

Jornada Mundial dos Pobres

Diocese de Cachoeiro promove ações em favor dos mais necessitados

A Igreja realiza de 12 a 19 de novembro, a Jornada Mundial dos Pobres, com o tema: “Não amemos com palavras, mas com obras”. Trata-se, segundo mensagem do papa Francisco, publicada dia 17 de junho deste ano, de um convite dirigido a todos, independente de sua crença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade.

Segundo o santo padre, o amor não admite álibes. “Quem pretende amar como Jesus amou, deve assumir o seu exemplo, sobretudo quando somos chamados a amar os pobres”. Instituído pelo chefe da Igreja Católica na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Primeiro Dia Mundial dos Pobres será celebrado pela Igreja em todo mundo no próximo dia 19 de novembro, 33º domingo do Tempo Comum.

Durante esta semana de Jornada Mundial várias ações em nossa Diocese estão acontecendo. Nesta terça-feira (14) a Cáritas Diocesana está realizando “Um Dia Diferente”, em prol dos menos favorecidos. No feriado desta quarta-feira (15 de novembro) a Paróquia São João Batista, de Muqui, irá promover no pátio da Igreja Matriz ações voluntárias, oferecendo diversos serviços. Entre eles consultas médicas, acompanhamento psicológico, corte de cabelo, manicure, fisioterapia, e outros mais, todos ofertados pelos fiéis profissionais do município. O evento acontece no período da manhã.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Itaipava, terá uma “Tarde de Solidariedade” no domingo, dia 19. A ação voluntária será na Comunidade Sagrada Família (na praça de Itaipava), na parte da tarde. A Paróquia pede que quem puder ajude doando roupas, sapatos e comida para ser partilhada.

Mensagem da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim para o Primeiro Dia Mundial dos Pobres

“Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a boca,
mas com obras e com verdade”
(1 Jo 3,18)

Paz e bem!

O Papa Francisco em sua mensagem para o I Dia Mundial do Pobre nos exorta a tomar consciência de nossa responsabilidade para com nossos irmãos e irmãs excluídos. Aquele que segue Jesus Cristo, como seu discípulo e discípula missionário não pode ficar de braços cruzados diante de um mundo de tantas injustiças, diferenças sociais e pobreza. Segundo o Papa Francisco: “Todos são chamados a ir ao encontro, tornarem-se próximos, fixar os olhares e abraçar nossos irmãos e irmãs mais pobres, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão”.

O Dia Mundial do Pobre deste ano será no dia 19 de novembro, XXXIII domingo do Tempo Comum, que servirá de coroamento de uma semana dedicada à reflexão, a ações concretas e todos tipos de iniciativas que visem a promoção humana e o combate à pobreza. Durante toda a semana que o precede, desde o dia 12 de novembro até o dia 19, o Papa Francisco pede que tenhamos iniciativas concretas e nos empenhemos na criação de muitos momentos de encontros e amizade, de solidariedade e ajuda concreta.

Sendo assim, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim através do Bispo Diocesano Dom Dario Campos e do Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Andherson F. L. de Souza convoca todos: padres, diáconos, religiosos(as), seminaristas, leigos e leigas(os), coordenadores e agentes de pastorais, movimentos e ministérios para que em sintonia com o Papa Francisco abramos o nosso coração à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade.

É muito importante conhecermos a mensagem do Papa para este dia, a fim de que motivados e mobilizados, somemos as forças vivas de nossas CEB´s para ações que nos permitam fortalecer o importante pilar da Comunhão Fraterna entre nós. Sinal da vivência dos valores do Reino da partilha, solidariedade, comunhão e serviço na defesa da vida, principalmente dos que mais precisam.

Peçamos à Virgem Aparecida que nos 300 anos de sua aparição nos ajude a uma tomada de decisão diante de nossa responsabilidade com nossos irmãos e irmãs.

Saudação fraterna.

Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza

Coordenador Diocesano de Pastoral

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.