Home / Notícias

09.11.2017

Agostinianos Recoletos

Com a presença de Dom Juarez Delorto Secco, Freis da Diocese de Cachoeiro participam de encontro da Ordem Agostiniana

Está acontecendo entre os dias 7 a 9 de novembro o Encontro Interprovincial 2017 de Priores e Párocos da Ordem dos Agostinianos Recoletos. Provenientes de várias cidades e estados do Brasil, os participantes estão reunidos no Sítio Santo Agostinho, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Este é o primeiro encontro de priores e párocos da Vigararia de Santo Tomas e da Província Santa Rita de Cássia. A finalidade é estreitar os laços fraternos, aprofundar a mútua convivência, conhecer um pouco mais as comunidades e ministérios das duas províncias no Brasil e tratar de assuntos referentes à união das Províncias Santa Rita de Cássia, São José e Santo Tomás de Vilanova.

A Ordem dos Agostinianos Recoletos (OAR) está dividida em oito províncias, localizadas em várias partes do planeta. Três delas possuem representações no Brasil:

São Nicolau de Tolentino: Espanha, Brasil, Taiwan, Inglaterra, México, Costa Rica e Estados Unidos.

Nossa Senhora da Candelária: Colômbia e Chile.

São Tomás de Vilanova: Espanha, Argentina, Brasil e Venezuela.

Santo Agostinho: Estados Unidos e México.

São José: Espanha, Venezuela e Peru

Santa Rita de Cássia: Brasil

Nossa Senhora da Consolação: Espanha Panamá, Guatemala e República Dominicana

Santo Ezequiel Moreno: Filipinas

Diocese de Cachoeiro e Dom Juarez

Mais de duas dezenas de religiosos agostinianos recoletos estão participando do encontro, vindos de diversas cidades do país. Entre eles temos a participação de Sacerdotes da nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, sendo eles Frei Silvestre Brunoro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro), Frei Gustavo Barbiero, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, Frei Mário Aparecido, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Castelo), e Frei Jonas Gusson, Pároco da Paróquia São João Batista, de Muqui.

Além deles, os três priores provinciais também estão presentes: Frei Nicolás (Nicolau) Pérez-Aradros Rubio (Provincial da Província Santa Rita de Cássia, reside no Brasil), frei Daniel Ayala (Provincial da Província São José, reside em Madri, Espanha) e frei Carlos María Dominguez (Provincial da Província Santo Tomás de Vilanova, reside em Madri, Espanha).

O encontro conta com momentos de silêncio, oração, confraternização, informação, estudo e partilha. Temas como serviço da autoridade, animação vocacional, formação, apostolado missionário e juventude agostiniana recoleta (JAR) serão explanados ao longo de cada dia do encontro. Em cada dia também os Freis se reúnem para a Celebração Eucarística.

E foi na terça-feira (7) que os participantes de nossa Diocese tiveram uma grata surpresa. A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Juarez Delorto Secco, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, ordenado no dia 9 de setembro na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.