Home / Notícias

11.10.2017

Santa Teresinha

Dom Dario Campos celebra missa em honra a Santa Intercessora dos Missionários

“Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”.

Dia 1° de outubro a Igreja celebrou o Dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, intercessora dos missionários. Para celebrar esta data especial, foi celebrada na Catedral São Pedro uma missa em Honra a santa. Presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dário Campos, e concelebrada pelos Diretores da Rádio Diocesana, Pe. Walter Luiz Barbiero Altoé, Pe. Gelson de Souza e Pe. Sebastião Lopes. Todos os presentes confraternizaram, receberam uma rosa, que foi abençoada no final da celebração, e participaram de sorteios de vários brindes.

Intercessora dos missionários

A santa nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, era a caçula de oito irmãos: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, ela oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus que, tomada pelo Espírito de amor, a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: a infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje vivendo o céu e fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897, onde em seus últimos momentos dizia: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Oração de Santa Teresinha

Santa Teresinha, a vós recorremos em nossas trevas.

Alcançai para nós, para a nossa pátria,

As luzes do Divino Espírito Santo,

Para que todo o nosso íntimo seja luz e claridade,

Para que recebamos sempre os raios benéficos e esplêndidos

De quem se apresentava ao mundo como a Luz Celeste.

Amém.

Texto: Caio Furtado - Rádio Diocesana

Fotos: Ana Paula

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.