Home / Destaque

09.10.2017

Mãe Aparecida

Nos 300 anos de aparição da imagem, saiba como receber a indulgência do Ano Santo Mariano

Esta semana a Igreja Católica do Brasil festejará a sua Padroeira. E mais do que uma data comemorativa, celebramos este ano o tricentenário da aparição da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Desta forma, a CNBB proclamou um Ano Mariano, entre 12 de outubro de 2016 a 11 de outubro de 2017, confirmado pelo Vaticano. Além do Ano Jubilar, várias imagens da Santa Padroeira percorreram as Dioceses do país.

Iniciada em 29 de junho de 2015, a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim visitou todas as 43 paróquias do sul do estado ao longo de dois anos. Foram 1050 comunidades, percorrendo desde o litoral até às montanhas, das regiões centrais ao interior. A Imagem da Santa que percorreu a Diocese foi entronizada na Catedral de São Pedro, durante as festividades do Padroeiro da Diocese de Cachoeiro.

Assim como todo o país, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim está em festa. Nossas Paróquias e Comunidades estão celebrando Nossa Senhora com orações e novenas desde o dia 3 de outubro. Comemoração especial para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Itaoca, que no dia 12 festejará a sua Padroeira (e de todo o Brasil), com Celebração Eucarística presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos. Ela é a única Paróquia da Diocese de Cachoeiro dedicada à Padroeira do Brasil, se enquadrando nos requisitos da indulgência plenária do Ano Mariano.

Indulgência

Juntamente com o reconhecimento do Ano Jubilar no Brasil, o Papa Francisco solicitou também ao Supremo Tribunal da Penitenciária Apostólica a concessão da “indulgência plenária”. Pedido que foi aceito.

Para alcançar a indulgência plenária, são necessárias as seguintes condições: a confissão sacramental, a comunhão eucarística e a oração na intenção do Santo Padre, o Papa. O documento enviado pelo Supremo Tribunal da cúria romana ressalta que a remissão será concedida “aos fiéis verdadeiramente penitentes e impulsionados pela caridade, se em forma de peregrinação visitarem a basílica de Aparecida ou qualquer Igreja paroquial do Brasil, dedicada a Nossa Senhora Aparecida

O documento ainda cita que os fiéis deverão “devotamente participar das celebrações jubilares ou de promoções espirituais ou ao menos, por um conveniente espaço de tempo, elevarem humildes preces à Deus por Maria”. A conclusão deste momento deve acontecer com a Oração Dominical, pelo Símbolo da Fé e pelas invocações da Beata Maria Virgem, em favor da fidelidade do Brasil à vocação cristã, impetrando vocações sacerdotais e religiosas e em favor da defesa da família humana.

O documento enviado pelo organismo do Vaticano também estabelece uma condição especial para a obtenção das indulgências pelos devotos fiéis impedidos de fazer sua peregrinação por conta da velhice ou por grave doença (idosos e enfermos). Igualmente poderão alcançar se “assumida a rejeição de todo pecado, e com a intenção de cumprir onde em primeiro lugar for possível as três condições, espiritualmente se dedicarem diante de alguma pequena imagem da Virgem Aparecida, a funções ou peregrinações jubilares, ofertando suas preces e dores ao Deus misericordioso por Maria”.

"A indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa". (Paulo VI, Constituição Apostólica Indulgentarium doctrina, Normae I: AAS 59 (1967) 21).

Vamos celebrar os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, elevando nosso espírito à Deus, com as graças da proteção de nossa Santa Padroeira. Que ela possa redimir nossos pecados na obtenção da vida eterna.

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.