Home / Eventos

18.09.2017

IV Encontro Nacional da Pastur

Castelo irá sediar o Encontro Nacional da Pastoral do Turismo. Inscrições já estão abertas

O município de Castelo recebe anualmente dezenas de milhares de visitantes todos os anos durante a Festa de Corpus Christi. Além da festa católica, a cidade também se tornou famosa pelos esportes de voo livre, sediando etapas de campeonatos nacionais e internacionais.

E em novembro, a cidade irá acolher representantes de todo o Brasil no IV Encontro Nacional da Pastoral do Turismo (Pastur), entre os dias 17 a 19 de novembro. Durante o III Encontro Nacional, realizado no fim de 2016, em Caldas Novas (GO), ficou definido que o município de Castelo sediaria o próximo evento, juntamente com a sua Paróquia (Nossa Senhora da Penha).  No vídeo acima, Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém (PA) e Referencial da Pastoral do Turismo, faz o convite para que todos participem.

No encontro realizado em Caldas Novas, estavam presentes o Frei Ademildo Gomes, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, o Diácono José Guaraci de Oliveira, Marcelo Zagotto, Técnico em Turismo, Ávila Rodrigues Pereira, Turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Castelo, e a Presidente da Associação Turística da comunidade de Limoeiro (LIMOTUR), Maria Destefani.

Gruta do Limoeiro

Para a escolha do município, a Coordenação Nacional da Pastoral levou em consideração a importância do turismo em Castelo, e principalmente o trabalho que é realizado com o turismo de base comunitária, que foi apresentado pela LIMOTUR no III Encontro Nacional. “Através dessa apresentação pude contar um pouco da história da nossa Associação, de como trabalhamos e crescemos juntos, e de como alavancamos o turismo em nossa região. Foi um enorme prazer participar de um momento como esse”, comentou Maria Destefani.

Com um paredão superior com 30 metros de altura e uma garganta de 40 metros de largura, a Gruta do Limoeiro é uma das “Sete Maravilhas de Castelo” e Patrimônio Histórico e Cultural do Espírito Santo desde 1984, sendo um importante símbolo turístico da região.

Considerada o sítio arqueológico mais importante do Espírito Santo, pesquisas e escavações realizadas pelo antropólogo Celso Perota, no início da década de 80, encontraram 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se posteriormente que a Gruta do Limoeiro foi habitada por índios.

Em sua entrada há uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, exposta aos visitantes, servindo de inspiração para os devotos que vão até a Gruta para orar.

Inscrição e hospedagem

A programação completa do IV Encontro Nacional será divulgada em breve. Dentre os vários momentos do encontro, haverá partilha de experiências, mesas redondas, a participação do nosso Bispo Diocesano Dom Dario Campos, tudo isto em várias localidades distintas, sendo uma delas a própria Gruta do Limoeiro.

Para se inscrever é preciso fazer o download da ficha de inscrição (clique aqui), preenche-la e encaminhar para o email: institutoirmavicenza@gmail.com. Junto com a ficha é necessário enviar o comprovante de depósito da taxa de inscrição do encontro. O valor da taxa é de R$ 100,00. Veja no folder abaixo indicações de onde se hospedar na cidade de Castelo.

Conta para Depósito:

Caixa Econômica Federal

Agência: 0591 / OP: 013 / Conta Poupança: 19011-6

“Sediar o quarto Encontro Nacional da Pastoral de Turismo é uma oportunidade única de mostrar para os dirigentes nacionais os potenciais turísticos de nosso município, bem como a religiosidade, a tradição e a cultura, que são a sustentação do povo castelense”, garantiu a turismóloga Ávila Rodrigues Pereira.

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.