Home / Artigo / UMA VIDA, UMA HISTÓRIA, UMA VOCAÇÃO

UMA VIDA, UMA HISTÓRIA, UMA VOCAÇÃO

Por Pe. Antonio Marcos Moura da Silva

Viver intensamente a vida, buscar a Deus, fazer história, discernir sobre uma vocação. É nessa dinamicidade que escreverei nas próximas linhas um pouco de minha trajetória vocacional até nos dias de hoje.  É com satisfação e alegria que partilho essa experiência.

Durante toda a vida eu e minha família estivemos engajados na dinâmica de Comunidade Eclesial de Base, sempre estivemos atuantes sendo fortes lideranças. Minha mãe, mulher fervorosa na fé, sempre esteve servindo a Igreja em alguma pastoral, e meu pai, homem dedicado as coisas de Deus, sempre esteve ligado a parte pratica dos afazeres comunitários.  Meus irmãos e eu recebemos essa herança de nossos pais.

Desde de criança fui motivado pelos meus pais na vida de fé e na participação na vida da comunidade.  Fui batizado, fiz primeira comunhão, fui crismado e com 19 anos de idade ministro da Palavra e tesoureiro. Aos 21 anos fui convidado a discernir minha vocação.  Ao participar das Santas Missões Populares no ano de 2008 na cidade de São José do Calçado, os seminaristas juntamente com Pe. Helder Salvador, que era reitor naquela ocasião, convidaram-me para fazer um discernimento para ser padre.

De início recusei o convite, mas depois de muito conversar e tirar minhas dúvidas resolvi fazer a experiência, pois algo me deixou inquieto depois daquele convite. Fiz os encontros vocacionais e no ano 2009 ingressei no seminário Bom Pastor (Propedêutico), localizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES).  No ano de 2010 ingressei no seminário Maior São João Maria Vianney, localizado na cidade de Cariacica, também no Espírito Santo, onde permaneci 7 anos realizando os estudos filosóficos e teológicos.

Foram aproximadamente 9 anos onde pude rever minha vida, tomar consciência de limitações, aprimorar habilidades e, acima de tudo, estreitar profundamente os laços com Deus. Sinto-me hoje confiante e realizado pelo caminho feito, uma história onde muitas pessoas fizeram e fazem parte. Uma vocação que iniciou com um dom que é vida, e atualmente depois de refletir, rezar e discernir digo “SIM” a Deus para servir com muito amor e gratidão.

© 2016 Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Todos os direitos reservados.